Segundo levantamento da Fecomércio/SC, o desejo de viajar para o litoral catarinense segue em alta no turismo nacional
As expectativas para esta temporada no Litoral Catarinense são positivas. O fluxo de turistas deve ser intenso no período entre réveillon e início de fevereiro, com outro pico no feriado do carnaval. Nos últimos anos, incluindo o período pré-pandemia, vem ocorrendo um alongamento da temporada até março, porém com diluição do fluxo de turistas.
O período de férias escolares foi compactado e a maior parte das escolas retoma as atividades em fevereiro. Como o perfil do turista é predominantemente formado por grupos familiares, o período da alta temporada tende a ser intensificado. Outro fato que impacta na movimentação do litoral é a participação dos catarinenses em período de férias e na folga semanal.
O alongamento da temporada também tem a ver com a profissionalização do trade turístico, que tem buscado novos mercados e está investindo para mitigar a sazonalidade e otimizar os recursos.
Os diversos investimentos realizados nos últimos anos – alargamento das praias, obras de infraestrutura para melhorar a balneabilidade e os acessos viários – também tendem a atrair mais turistas, assim como os investimentos privados em equipamentos turísticos, com mais opções de lazer e entretenimento. O Aeroporto Internacional de Florianópolis, por exemplo, vai operar com 26 rotas diretas, que incluem opções nacionais e internacionais e destinos nunca operados. Entre as 26 rotas, há 15 novos voos, conectando SC com destinos brasileiros e também com os países do Mercosul. Além das novas rotas, o aeroporto também vai ampliar sua malha em mercados já existentes, aumentando a frequência dos voos.
Deixe seu comentário