Concurso de música faz parte do encerramento do projeto Sou Legal, Tô Ligado, que atingiu diretamente 55 mil pessoas em 40 municípios de Santa Catarina e ajudou a reduzir o consumo de energia elétrica
Concurso de música, que acontece dia 22 de outubro, em Florianópolis, faz parte do encerramento do projeto Sou Legal, Tô Ligado, que atingiu diretamente 55 mil pessoas em 40 municípios de Santa Catarina e ajudou a reduzir o consumo de energia elétrica, associando inclusão social e consciência ambiental
Com um tema nada convencional - eficiência energética -, acontece no próximo dia 22 de outubro, no Auditório da Celesc, em Florianópolis (SC), a etapa final do concurso de música do projeto Sou Legal, Tô Ligado, executado há 18 meses pela Associação Horizontes em 96 comunidades de baixa renda de 40 municípios de Santa Catarina. O concurso é uma das atividades de encerramento do Projeto patrocinado pela Celesc (Centrais Elétricas de Santa Catarina), que contratou a Horizontes para pesquisar os hábitos de consumo de energia entre o público-alvo e desenvolver atividades voltadas ao consumo consciente. O projeto é o maior case de eficiência energética em comunidade de baixa renda entre as distribuidoras de energia elétrica do país.
"Sob a ótica ambiental, o desafio foi tornar atraentes para uma população bastante carente conceitos nada corriqueiros, como aquecimento global, uso indevido de recursos naturais, mudanças climáticas, desperdício e uso racional de energia. Do ponto de vista de inclusão social, a proposta era conscientizar uma pessoa que furta 300 kw/h de que ela pode viver com menos de 79 kw/h, pagando uma tarifa social por menos de R$ 20 e ter, além de uma energia de qualidade, um comprovante de residência como a conta de luz. Isso é cidadania", afirma Gualtiero Piccoli, vice-presidente da Horizontes.
A Horizontes conseguiu vencer as dificuldades ao adotar uma abordagem artística e lúdica, que envolveu sessões de cinema, concursos, peças teatrais, oficinas eco-artesanais e de grafitagem. O concurso de música, dirigido a estudantes do Ensino Fundamental e Médio, faz parte do encerramento do Projeto, que começou com uma pesquisa realizada pela Horizontes em 17 mil domicílios. "Nossa primeira preocupação foi conhecer os hábitos de consumo de energia dos moradores para, então, planejar a melhor forma de impactar os mais de 50 mil catarinenses com os quais temos interagido desde abril do ano passado", diz Gualtiero Piccoli.
Uma boa maneira de atingir os jovens e levá-los a refletir sobre um assunto é falar a linguagem da música. "Os resultados das etapas regionais foram muito interessantes. Os 15 finalistas, na faixa dos 14 aos 24 anos, esbanjaram criatividade em todos os gêneros e estilos, do rap ao rock", diz o vice-presidente da Horizontes. Além das atividades educativas da entidade, o projeto Sou Legal, Tô Ligado culminará com a doação de 157 mil lâmpadas e 1285 aquecedores, além da regularização de 3130 padrões de entrada e reforma elétrica de 500 unidades consumidoras.
Para Maria Cléia Turnês Demétrio, coordenadora geral do Sou Legal, Tô Ligado pela Celesc, a parceria com uma entidade conhecedora da tecnologia social pertinente ao tema eficiência energética, somada à capacidade de gestão de processos e à enorme demanda da Celesc, fizeram do Sou Legal, Tô Ligado um projeto campeão.
Perfil da Horizontes
A Horizontes é uma organização não-governamental certificada internacionalmente pela norma NGO Benchmarking e com atuação focada na educação e na qualificação profissional como forma de combate à exclusão social e de geração de emprego e renda. Fundada em São Paulo, a ONG também atua fortemente no Mato Grosso e em Santa Catarina. Desde 2004, a Horizontes realizou um total de 80 projetos sociais, em 80 municípios paulistas, catarinenses e mato-grossenses. Entre os atuais financiadores e parceiros da Horizontes estão empresas, diretamente ou por meio de seus braços sociais, universidades e entes dos três níveis de governo.
Deixe seu comentário