Companhia já registrou interligação de quatro novas indústrias no mês de maio e busca interligar 25 ao longo do ano
A SCGÁS registrou a interligação de nove novas indústrias neste primeiro semestre de 2024, com destaque para o mês de maio que teve quatro novas conexões. Atualmente, a companhia atende 359 indústrias de diversos segmentos em todo o estado. A meta da empresa é interligar 25 indústrias ao longo do ano e que 195 adotem o gás natural energético em seus processos fabris até 2029.
Em maio, o consumo de gás natural pelo setor industrial foi de 1.449.752 m³/dia, representando aproximadamente 89% do volume total distribuído, que foi de 1.632.705 m³/dia em todos os segmentos. Entre as cidades com o maior número de indústrias atendidas pela SCGÁS estão Joinville com 52, Criciúma com 22 e Jaraguá do Sul com 20 unidades.
Os segmentos industriais que mais consomem o combustível incluem a fabricação de cerâmicas, metais, têxteis e vidros. O setor cerâmico se destaca, representando 45% do volume total de gás natural distribuído. Isso se dá principalmente pelos benefícios que o energético traz para as indústrias como uma disponibilização constante do combustível além de uma queima mais limpa, eficiente e estável.
Cerca de 80% dos investimentos do Plano Plurianual de Negócios da SCGÁS estão voltados para o setor industrial e para expansão. No total, isso representa aproximadamente 620 milhões investidos na expansão de sua rede e na interligação de novas indústrias.
“A indústria tem também esse papel de ancorar os investimentos da expansão do gás natural, o que acaba contribuindo para o desenvolvimento socioeconômico de todo estado. Isso porque a partir da expansão até a indústria, que é o maior consumidor, também conseguimos chegar em novos municípios, mais residências, comércios e postos”, explica Rafael Nicolazzi, gerente comercial industrial e veicular.
A expectativa da empresa é a de que o número de indústrias conectadas continue a crescer, aumentando o consumo de gás natural. Esse crescimento é visto como essencial para fortalecer o setor industrial no estado, proporcionando uma fonte de energia eficiente e sustentável para o desenvolvimento de Santa Catarina.
Deixe seu comentário