-
Sede do Tribunal de Contas da União (TCU) (Fotos: Foto: Divulgação)
Área técnica do tribunal prepara relatório para o plenário após analisar documentos do Banco Central sobre a estabilidade da instituição financeira.
A auditoria da AudBancos avalia a governança do Banco Central na gestão da crise de liquidez. O processo investiga desde a estratégia de captação pré-2019 até a decisão de liquidação em 2024, buscando verificar se medidas preventivas foram esgotadas pelo regulador financeiro.
Progresso na auditoria do TCU sobre o Banco Master
Os auditores do Tribunal de Contas da União (TCU) concluíram a etapa de inspeção dos documentos enviados pelo Banco Central do Brasil referentes à liquidação do Banco Master. Com o encerramento desta fase, a área técnica do tribunal prepara um relatório que deve ser entregue na próxima semana ao gabinete do ministro Jhonatan de Jesus, relator do processo.
De acordo com informações apuradas pela CNN Brasil, a expectativa no TCU é que, após a análise do material técnico, o relator apresente seu voto ao plenário em um prazo de até 40 dias. O caso ganhou prioridade por envolver a atuação do regulador financeiro e potenciais impactos sobre a estabilidade do sistema bancário nacional.
Escopo da inspeção técnica pela AudBancos
A inspeção foi conduzida pela AudBancos, unidade especializada do tribunal, que desde meados de janeiro se debruçou sobre os fundamentos que levaram o Banco Central a decretar a liquidação do banco controlado pelo empresário Daniel Vorcaro. O foco principal foi compreender a deterioração da liquidez da instituição, que passou a acender alertas ao longo de 2024, já sob a presidência de Gabriel Galípolo no BC.
Além da decisão final de liquidação, os auditores também ampliaram o escopo da análise para períodos anteriores. Segundo as apurações, a equipe buscou identificar eventuais sinais de risco ainda antes de 2019, quando o Banco Central era comandado por Roberto Campos Neto, incluindo:
- Estratégia de captação de recursos com taxas acima das praticadas no mercado;
- Possíveis alertas internos sobre o modelo de negócios do Master;
- Avaliação da deterioração de liquidez em períodos críticos.
Governança e medidas regulatórias
O relator solicitou a construção de uma linha do tempo detalhada, que permita avaliar os procedimentos de governança adotados pelo Banco Central e se houve, ao longo do processo, a consideração de alternativas menos gravosas ao sistema financeiro antes da liquidação extrajudicial. A intenção técnica é verificar se a autoridade monetária esgotou as opções regulatórias disponíveis antes da medida extrema.
Tags
- banco central
- Banco Maste
- Banco Master
- inspeçã
- Liquidação
- liquidação extrajudicial
- Master
- Sistema Financeiro
- TCU
Deixe seu comentário