Investimentos estruturantes, diversificação de fornecedores e avanços na interiorização do gás natural marcaram o ano

 

O ano de 2025 da SCGÁS foi marcado pela ampliação da rede de distribuição de gás do estado em 86,7 km e pela conexão de 6.515 novos clientes, incluindo todos os segmentos atendidos pela companhia como industrial, veicular, comercial e residencial. Um dos principais destaques foi no mercado residencial e comercial que, ao todo, foram 253 novos contratos assinados, sendo 192 contratos no segmento residencial, que representam o recorde de 16.564 Unidades Residenciais contratadas, além de 61 contratos no segmento comercial.

Atualmente, a SCGÁS trabalha com 10 contratos de suprimento flexível, modelo que possibilita ajustar a quantidade de gás contratada, conforme a demanda. Essa flexibilidade também gerou uma redução de R$6,5 milhões no custo de aquisição em 2024 e de R$4,7 milhões em 2025. Esse valor é repassado ao mercado cativo, contribuindo para a redução do preço final do gás. Além disso, a SCGÁS mantém contratos de fornecimento com a Petrobras e a Galp, e possui dois contratos de transporte com a Transportadora Brasileira de Gasoduto Bolívia-Brasil (TBG).

A companhia também acelerou sua adaptação ao mercado livre de gás, que hoje representa 67% de todo o volume distribuído. Nesse ambiente, os clientes têm a opção de negociar diretamente com os comercializadores, buscando condições e moléculas mais ajustadas ao seu perfil de consumo. Com a revisão da Resolução 136 da Agência Reguladora de Serviços Públicos de Santa Catarina (ARESC), que reduziu o limite de consumo de 300 mil para 150 mil metros cúbicos por mês, um número maior de consumidores passou a ter a possibilidade de migrar para o mercado livre. Diante desse novo cenário, a SCGÁS estima que cerca de 30 clientes adicionais, além dos 17 que já eram elegíveis pela regra anterior, poderão se enquadrar na nova faixa e optar pela migração do mercado cativo para o livre.

O biometano ganhou protagonismo na estratégia ambiental e operacional da empresa. A busca pelo uso da fonte renovável passou a ser tratada como eixo central para diversificação da matriz energética, expansão das Redes Locais, desenvolvimento de corredores sustentáveis para o transporte rodoviário e viabilização da injeção do produto na rede de distribuição. O objetivo é ampliar as alternativas para consumidores e reduzir as emissões.

A interiorização do gás natural avançou com eventos e articulações técnicas em Canoinhas, Três Barras, São Lourenço do Oeste, Campos Novos, Caçador e Chapecó. Esse é um movimento importante para que a SCGÁS possa implantar novas redes locais, fortalecendo a competitividade dos mercados regionais. As redes locais desempenham um papel essencial, levando o gás natural a regiões ainda distantes dos grandes gasodutos, para garantir o abastecimento enquanto novas infraestruturas são implantadas.

No mercado urbano, a SCGÁS registrou dois recordes históricos: o de maior unidades residenciais contratadas (URS) em um único mês, em agosto, e a maior quantidade de contratações no ano, somando até o momento 16.564 URS. Atualmente, a companhia opera em 72 municípios, fornecendo gás natural para mais de 35 mil consumidores de diferentes setores além do residencial como industrial, automotivo e comercial.

O início do ano marcou também o lançamento do Conectados: o gás do futuro, podcast institucional que reforça a presença da SCGÁS nos canais de comunicação com a sociedade. Com episódios semanais, o programa aprofunda debates sobre energia, inovação e tendências que moldam o futuro do setor.

Para 2026, a companhia projeta manutenção do ritmo de expansão. Estão previstas novas ações para reforçar a competitividade, especialmente por meio da diversificação de fornecedores, e a efetivação dos projetos de interiorização do gás natural, com ênfase em iniciativas como o Projeto Planalto Norte e São Lourenço do Oeste. A perspectiva de nova redução tarifária já no início do ano reforça o cenário positivo.

Com resultados sólidos e uma agenda estratégica bem definida, a SCGÁS encerra 2025 preparada para um novo ciclo de expansão. A combinação entre eficiência operacional, diversificação energética e aproximação com municípios cria as bases para um 2026 mais competitivo e integrado. Dessa forma, a SCGÁS segue avançando com foco em inovação, sustentabilidade e na missão de levar o gás natural, e suas novas alternativas renováveis, a cada vez mais catarinenses.


Siga-nos no Google notícias

Google News