-
Celesc anuncia suspensão do corte de energia e parcelamento de débitos de unidades que sofreram prejuízos com as chuvas (Fotos: SECOM)
A iniciativa garante estabilidade energética para 114 mil unidades impactadas. Além da moratória de 60 dias, o parcelamento em 24 meses sem juros foca na recuperação econômica regional, exigindo validação presencial nas agências com documentos oficiais em áreas mapeadas pela Defesa Civil.
O Governo de Santa Catarina lançou nesta segunda-feira um pacote de 18 medidas para apoiar famílias e empreendedores afetados pelas fortes chuvas de outubro. Entre as principais ações, a Celesc confirmou a suspensão do corte de energia e condições especiais para o pagamento de faturas atrasadas.
Suspensão de cortes e prazos
A Celesc não realizará a suspensão do fornecimento de energia elétrica em unidades localizadas em bairros atingidos pelas enchentes pelos próximos 60 dias. O benefício é voltado a moradores de localidades validadas pelas prefeituras e Defesa Civil, prevenindo o corte por atraso nos pagamentos durante este período crítico.
Parcelamento facilitado e isenção de multas
Para quem possui débitos pendentes de outubro ou meses anteriores, a companhia disponibilizou um programa de parcelamento diferenciado. As condições incluem:
- Parcelamento em até 24 prestações;
- Isenção total de entrada;
- Isenção de multas e juros de mora acumulados;
Válido para municípios em estado de calamidade ou emergência.
Como solicitar o benefício
Para acessar as condições de parcelamento, o titular da conta deve comparecer a uma das lojas de atendimento presencial da Celesc. É obrigatória a apresentação de um documento oficial com foto (RG, CPF ou CNH). A companhia verificará se o imóvel está em área atingida junto aos relatórios da Defesa Civil.
Impacto das chuvas no sistema elétrico
Segundo dados da companhia, o pico de interrupções ocorreu em 17 de outubro, atingindo 114 mil unidades consumidoras. Mais de 1.500 eletricistas e 350 equipes atuaram simultaneamente para restabelecer o serviço, enfrentando dificuldades de acesso em regiões como Rio do Sul, Blumenau e Mafra devido a deslizamentos e bloqueios em rodovias.
Tags
- Agência
- celesc
- Chuvas em SC
- Defesa Civil
- defesa civil sc
- Energia Elétrica
- Parcelamento de débitos
- Santa Catarina
Deixe seu comentário