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Implantação e pavimentação da interseção da Rodovia Antônio Heil (SC-486) com a BR-101 (Fotos: Divulgação/SIE)
Somados os contratos de obras estruturantes, revitalizações, conservação e manutenção, os investimentos ultrapassam R$ 5,15 bilhões, transformando a realidade viária de Santa Catarina.
A Secretaria de Estado da Infraestrutura e Mobilidade (SIE) encerra 2025 com um marco inédito na história da malha rodoviária catarinense: 84% dos 5,3 mil quilômetros de rodovias pavimentadas estão classificados como em condições boas ou ótimas. O resultado representa uma virada estrutural após dois anos de investimentos concentrados no Programa Estrada Boa, lançado pelo governador Jorginho Mello em agosto de 2023.
Quando a atual gestão assumiu, pouco mais de 26% das rodovias estaduais apresentavam boas ou ótimas condições, conforme levantamento da Federação das Empresas de Transporte de Carga de Santa Catarina (Fetrancesc).
Segundo a SIE, a mudança de patamar é resultado de investimentos considerados históricos na área de infraestrutura, uma das prioridades do governo estadual. Somados os contratos de obras estruturantes, revitalizações, conservação e manutenção, os investimentos ultrapassam R$ 5,15 bilhões, transformando a realidade viária de Santa Catarina.
Convênios com municípios
Além das obras nas rodovias estaduais, o avanço inclui um volume expressivo de convênios com os municípios. Somente em 2025, foram repassados R$ 858,8 milhões, por meio de 721 transferências às prefeituras catarinenses. Atualmente, a SIE mantém 2,4 mil convênios em andamento, voltados a obras estruturantes em áreas urbanas e rurais.
O resultado é sustentado por um conjunto de ações que inclui revitalização de rodovias estratégicas, ampliação dos serviços de conservação, modernização de trechos críticos e execução de obras de drenagem, pavimentação e segurança viária.
Investimentos realizados em 2025
Os números consolidados confirmam a maior ofensiva de infraestrutura rodoviária já executada pela SIE:
Obras estruturantes: mais de R$ 3,7 bilhões
Conservação e manutenção: mais de R$ 1,45 bilhão
Convênios: quase R$ 858,8 milhões
As intervenções envolvem fresagem e recomposição em CBUQ, reforço estrutural, nova pavimentação, drenagem profunda e superficial, recuperação de taludes, correção de curvas, recomposição de acostamentos e implantação de dispositivos de segurança.
Obras estratégicas em andamento
Entre as principais obras em execução, muitas aguardadas há décadas, destacam-se:
SC-401 – Florianópolis
Revitalização com aumento de capacidade em 10,07 km, investimento de R$ 55,9 milhões. A obra melhora a fluidez do tráfego no Litoral Centro e facilita o acesso a bairros e serviços essenciais da Capital.
SC-108 – Sul do Estado
Revitalização de 16,42 km entre Urussanga, Criciúma e Cocal do Sul, com investimento de R$ 231,9 milhões. A intervenção fortalece o escoamento da produção industrial e reduz o tráfego pesado em áreas urbanas.
SC-486 – Itajaí
Implantação e pavimentação da interseção com a BR-101, em 2 km, com investimento de R$ 62,8 milhões, ampliando a segurança e a eficiência logística no Vale do Itajaí.
SC-108 – Norte do Estado
Duplicação entre Guaramirim e Massaranduba, em 15,02 km, com investimento de R$ 238,4 milhões. Considerada uma das maiores obras rodoviárias do estado, é essencial para o escoamento logístico da região Norte.
SC-477 – Planalto Norte
Revitalização com aumento de capacidade em 34,5 km entre Canoinhas e a BR-116, com investimento de R$ 155,3 milhões, melhorando a mobilidade regional e a segurança viária.
Benefícios
Moderniza segurança no Norte para Canoinhas, Monte Castelo e Mafra. Facilita escoamento madeireiro e turístico com acessos aprimorados. Impulsiona a economia florestal e de serviços da área. Beneficia moradores com mobilidade diária mais eficiente e redução de riscos.
Construção de duas áreas de escape na Serra Dona Francisca (SC-418)
RODOVIA: SC-418
MUNICÍPIO: Campo Alegre
EXTENSÃO: 2,025 Km
VALOR INVESTIDO: R$ 42.936.231.34
STATUS: Em Andamento
Benefícios
Aumenta a segurança na SC-418 no Norte, entre BR-101 e SC-110 em Campo Alegre. Protege motoristas em trechos desafiadores com intervenções específicas. Reduz acidentes e melhora o escoamento regional para Joinville e o entorno, beneficiando, ainda, o transporte diário e o comércio com infraestrutura mais resiliente.
Implantação e pavimentação da Serra do Corvo Branco
RODOVIA: SC-370
MUNICÍPIOS: Urubici e Grão-Pará
EXTENSÃO: 5,50 Km
VALOR INVESTIDO: R$ 72.239.346,03
STATUS: Em Andamento
Benefícios
Beneficia Urubici e Bom Jesus do Oeste na Serra do Corvo Branco ao melhorar acessos essenciais na região do Planalto. Facilita o deslocamento diário de moradores e turistas com rotas mais confiáveis. Fortalece o turismo serrano e o escoamento local, reduzindo riscos em áreas montanhosas. Impulsiona o desenvolvimento sustentável ao conectar comunidades remotas com centros urbanos.
Revitalização da SC-120
RODOVIA: SC-120
MUNICÍPIOS: Lebon Régis, Curitibanos, Fraiburgo, Santa Cecília
EXTENSÃO: 54,179 Km
VALOR INVESTIDO : R$ 199.682.587,07
STATUS: Em Andamento
Benefícios
A revitalização configura-se como marco transformador para o Meio-Oeste, reduzindo gargalos históricos, melhorando o escoamento da produção e elevando a competitividade econômica da região, com ênfase em integração regional e segurança viária.
Revitalização com aumento de capacidade das SC’s 150 e 390
RODOVIA: SC-150
MUNICÍPIOS: Piratuba, Capinzal, Zórtea
EXTENSÃO / SEGMENTO DO TRECHO: 25,122 km
VALOR INVESTIDO: R$ 94.027.752,81
STATUS: Concluída
Benefícios
Revitaliza conexões no Meio-Oeste para Piratuba, Capinzal e Zortéa, integrando municípios vizinhos. Otimiza o fluxo para atividades econômicas locais. Impulsiona o turismo termal e agroindustrial da região com acessos aprimorados. Gera benefícios diretos na mobilidade e competitividade das comunidades atendidas.
Revitalização com aumento de capacidade da SC-283 entre Chapecó e Arvoredo
RODOVIA: SC-283
MUNICÍPIOS: Chapecó, Arvoredo
EXTENSÃO: 12,89 Km
VALOR INVESTIDO: R$ 46.025.802,58
STATUS: Concluída
Benefícios
Proporciona maior fluidez no tráfego agroindustrial e cotidiano. Reduz custos operacionais para transportadores e agricultores da área. Melhora a acessibilidade e promove equilíbrio econômico entre municípios próximos.
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Revitalização com aumento de capacidade da SC-283 entre Seara e Arvoredo (Fotos: Divulgação SIE)
Revitalização com aumento de capacidade da SC-283 entre Seara e Arvoredo
RODOVIA: SC-283
MUNICÍPIOS: Seara, Arvoredo
EXTENSÃO: 27,566 Km
VALOR INVESTIDO: R$ 158.563.064,53
STATUS: Em Andamento
Benefícios
Impulsiona transporte agrícola no Oeste entre Seara e Arvoredo, reduzindo riscos viários. Conecta melhor produtores locais a mercados maiores e centros de distribuição. Apoia o agronegócio com rotas otimizadas e maior segurança para o tráfego regional. Estimula o desenvolvimento sustentável das comunidades rurais envolvidas.
Revitalização com aumento de capacidade da SC-283 entre Concórdia e Arabutã
RODOVIA: SC-283
MUNICÍPIOS: Concórdia, Arabutã
EXTENSÃO: 9,94 Km
VALOR INVESTIDO: R$ 38.142.127,28
STATUS: Em Andamento
Benefícios
Melhora fluxo no Oeste para Concórdia e Arabutã, apoiando indústrias e agricultura. Minimiza interrupções e eleva durabilidade das vias para uso prolongado. Fortalece a cadeia produtiva local com deslocamentos mais rápidos e seguros. Contribui para o avanço urbano e rural da região com infraestrutura renovada.
Implantação e pavimentação da SC-350 / Lote 1
RODOVIA: SC-350
MUNICÍPIOS: Abelardo Luz, Passos Maia, Ouro Verde
EXTENSÃO: 24,06 Km
VALOR INVESTIDO: R$ 153.363.955,42
STATUS: Em Andamento
Benefícios
Gera empregos e reduz custos logísticos no Oeste para Abelardo Luz, Passos Maia e Ouro Verde. Otimiza rotas rurais essenciais ao agronegócio. Conecta propriedades rurais a centros urbanos com maior eficiência. Estimula o crescimento local por meio de melhor infraestrutura viária.
Implantação e pavimentação da SC-350 / Lote 2
RODOVIA: SC-350
MUNICÍPIOS: Abelardo Luz, Passos Maia, Ouro Verde
EXTENSÃO: 22,95 Km
VALOR INVESTIDO: R$ 94.083.306,76
STATUS: Em Andamento
Benefícios
Conecta melhor produção rural e urbana em Gramas e Ouro Verde no Oeste. Aprimora sinalização para segurança e fluidez no tráfego. Beneficia o escoamento de colheitas e o comércio local com vias confiáveis. Apoia o desenvolvimento sustentável das comunidades atendidas.
Revitalização com aumento de capacidade da SC-160
RODOVIA: SC-160
MUNICÍPIOS: Bom Jesus do Oeste, Pinhalzinho, Modelo, Serra Alta, Maravilha EXTENSÃO: 23,10 Km
VALOR INVESTIDO: R$ 123.779.442,31
STATUS: Em andamento
Benefícios
Rodovia chave para pequenos e médios municípios do Extremo Oeste, com impacto sobre o transporte diário de trabalhadores, escoamento agrícola e segurança em áreas com forte tráfego regional.
Obras de revitalização
SC-161 Divisa SC/PR – Palma Sola – Anchieta (km 0 ao 36,603) / Concluída
SC-480 Contorno Oeste de Xanxerê até Bom Jesus / Concluída
SC-150 Entroncamento com a BR-153 – Dist. Herciliópolis – Água Doce (km 14,757 a 53,157) / Concluída
SC-390 e SC-467 – Capinzal – Zortéa – Entroncamento com a BR-470 / Concluída
SC-108 – Meleiro – Turvo / Concluída
Rodovia de acesso ao Beto Carrero / BR-101 até o parque / Concluída
SC-421 – Pomerode – Blumenau / Em andamento (85%)
SC-114 – BR-470 – Otacílio Costa (km 186) / Concluída
Parceria com os municípios
O Governo do Estado, por meio da SIE, reforçou o apoio direto aos municípios com repasses destinados à pavimentação urbana, acessos rurais, drenagem e obras de mobilidade, aprofundando ainda mais o caráter municipalista do governo Jorginho Mello.
Convênios simplificados pagos em 2025
721 convênios firmados e pagos
R$ 858.8 milhões repassados aos municípios ao longo do ano
Os convênios ampliaram a capacidade dos municípios de executar melhorias estruturais, distribuindo investimentos de forma descentralizada e atendendo demandas históricas da população.
Impacto econômico e social das ações da SIE
A modernização da malha viária catarinense gera efeitos imediatos sobre:
Segurança viária, com redução de acidentes em trechos recuperados.
Competitividade logística para o agronegócio, indústria e turismo.
Menor custo operacional para transportadores e produtores.
Redução de tempo de viagens entre polos regionais.
Geração de emprego direto nas obras e indireto na cadeia produtiva.
“Os resultados alcançados pela SIE demonstram o compromisso do Governo do Estado com a reconstrução da malha viária catarinense. Quando assumimos, apenas um quarto das rodovias pavimentadas estava em boas condições. Hoje chegamos a 84%. Esse é o maior salto da história, resultado de planejamento, investimentos consistentes e muito trabalho em todas as regiões”, avalia o secretário da Infraestrutura e Mobilidade, Jerry Comper.
Estrada Boa Rural
Desde a publicação do decreto que regulamentou a Lei do Programa Estrada Boa Rural, o Governo do Estado tem registrado ampla adesão dos municípios catarinenses à iniciativa.
Até o momento, 70 municípios formalizaram pedidos de participação no Programa, referentes ao Trecho 1, o que representa aproximadamente 25% dos municípios de Santa Catarina. As solicitações encaminhadas totalizam cerca de 350 quilômetros de estradas rurais a serem pavimentadas, evidenciando a relevância e o alcance dessa política pública voltada à melhoria da infraestrutura viária no meio rural.
O processo de adesão segue em andamento, e os municípios continuam realizando seus encaminhamentos. A expectativa, diante do grande número de atendimentos prestados pela equipe do Estrada Boa Rural, é de que esse número seja significativamente ampliado até o final do mês de dezembro. Importante destacar que os municípios que não encaminharem o primeiro trecho em 2025 poderão apresentar dois trechos no ano de 2026, conforme as regras do Programa.
O valor global dos 70 projetos apresentados pelos municípios é de aproximadamente R$ 500 milhões.
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Revitalização com aumento de capacidade da SC-283 entre Seara e Arvoredo (Divulgação SIE)
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