Município do Meio-Oeste de Santa Catarina tem projeto para atrair novos talentos para seu polo industrial

logo RCN

Ultimas :

12/12/2025 16:18
Descentralização na prática:

Município do Meio-Oeste de Santa Catarina tem projeto para atrair novos talentos para seu polo industrial

Por Rita Lombardi

 Publicado 12/12/2025 15:48  – Atualizado 12/12/2025 16:18

Os roteiros do projeto incluem visitas às indústrias para conhecer os processos produtivos
  • Os roteiros do projeto incluem visitas às indústrias para conhecer os processos produtivos (Fotos: Divulgação)

Prefeitura de Caçador tem roteiros montados pela cidade com transporte subsidiado, além de incentivo e apoio das empresas participantes, estimulando o Turismo Industrial e Científico

 

Santa Catarina é hoje o estado que mais recebe migrantes de outras regiões do país, resultado de uma combinação de qualidade de vida, emprego e dinamismo industrial. Com cerca de 76 mil habitantes, a cidade de Caçador é reconhecida nacionalmente por sua forte vocação industrial. 

Como forma de promover a economia local, o intercâmbio de conhecimento e ainda atrair novos talentos para as indústrias locais, a administração municipal lançou, em outubro, o projeto-piloto chamado Turismo Industrial e Científico. Saiba mais sobre o projeto, amparado na força industrial do município.

Potência industrial

Localizado no Meio-Oeste catarinense, Caçador se consolidou como um dos principais polos de base florestal do Brasil, reunindo empresas de referência nos setores de madeira, MDF, painéis, móveis e papel e celulose — atividades que respondem por quase metade do seu PIB industrial.

Além da força do segmento madeireiro, Caçador abriga indústrias metalmecânicas, de plásticos, couro e calçados, formando um ecossistema produtivo diversificado, capaz de movimentar a economia regional e atrair mão de obra qualificada.

Projeto-piloto: Turismo Industrial e Científico

De acordo com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Inovação, Empreendedorismo e Turismo da Prefeitura de Caçador, a proposta é conectar as empresas do setor madeireiro com as entidades de ensino de todo o país. O objetivo é atrair estudantes de cursos ligados à Engenharia Civil, Engenharia Florestal, Arquitetura e Design para um verdadeiro intercâmbio de conhecimento.Para Karla Vanessa Velasquez Maciel de Oliveira, gerente de Turismo e Eventos de Caçador, o projeto de turismo industrial e científico em Caçador tem tudo para se conectar — funcional e estrategicamente — ao movimento migratório favorável a Santa Catarina que o IBGE identificou.

“A migração para o estado tem sido puxada por economia forte, emprego e qualidade de vida, e um turismo industrial bem estruturado pode ser mais um diferencial competitivo para atrair e/ou fixar pessoas em municípios de interior como Caçador”, acredita. “Mas isso depende de planejamento cuidadoso, articulação entre atores públicos e privados, e visão de longo prazo”, completa.

Os roteiros do projeto, que incluem visitas às indústrias para conhecer os processos produtivos, são elaborados pelo município, que subsidia o transporte dos visitantes durante o percurso e indica opções de hotéis e restaurantes parceiros, valorizando todos os atores do ecossistema da cidade.

Empresas aprovam projeto
A Guararapes Painéis, considerada uma das mais modernas fábricas de MDF das Américas, confirma o peso do polo madeireiro em Caçador e é uma das empresas âncora do projeto. Para Diretor Industrial da companhia, Diorgenes Bertolin, o convite reforça a confiança que a comunidade deposita na Guararapes e na sua contribuição para o desenvolvimento econômico, educacional e social da região.

“Para nós, estar aqui é uma decisão estratégica: acreditamos no potencial das regiões que combinam mão de obra qualificada, logística eficiente e forte cultura industrial. Nosso crescimento está diretamente ligado ao desenvolvimento da cidade, e vice-versa. Investir aqui significa reconhecer o potencial da região e contribuir para que ela continue gerando emprego, renda e oportunidades qualificadas”, diz.

O turismo industrial, reforça, é uma oportunidade de aproximar a sociedade da indústria moderna: mostra como processos avançados, gestão ambiental e uso inteligente de recursos podem gerar valor não apenas para o setor produtivo, mas para toda a comunidade.

 

Siga-nos no Google notícias

Google News
  • A Guararapes Painéis, considerada uma das mais modernas fábricas de MDF das Américas, é uma das empresas âncora do projeto. (Divulgação)

Tags

  • Base
  • industrial
  • INTERIOR
  • PL
  • Polo industrial
  • projeto

Deixe seu comentário

Mais lidas