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a semana oficial deve movimentar R$13,6 bilhões, um crescimento de 16,5% em relação a 2024. (Fotos: Divulgação)
Neste ano, a data oficial será em 28 de novembro (sexta-feira). Ainda assim, muitas empresas optam por trabalhar ações ao longo de todo o mês, na semana do evento ou em períodos especiais
Nos últimos anos, a Black Friday deixou de ser uma data dominada por eletrônicos, moda e acessórios e passou a ocupar espaço também no setor supermercadista. Em 2025, redes de supermercados, atacarejos e mercados de bairro ampliam a aposta na campanha para atrair consumidores, girar estoques e conquistar novos públicos no período que antecede o Natal, o melhor momento de vendas do ano.
Neste ano, a data oficial será em 28 de novembro (sexta-feira). Ainda assim, muitas empresas optam por trabalhar ações ao longo de todo o mês, na semana do evento ou em períodos especiais.
De acordo com Alexandre Simioni, Presidente da Associação Catarinense de Supermercados (Acats), a presença dos gêneros alimentícios, bebidas, produtos de limpeza e itens de higiene na rotina das famílias faz com que o setor encontre oportunidades relevantes durante a Black Friday. “A data vem ganhando cada vez mais espaço no varejo alimentar. Muitos supermercadistas investem em comunicação e oferecem descontos reais, com reduções que podem chegar a 70% em comparação a outros momentos do ano. É um período que movimenta estoques, eleva o ticket médio e aproxima ainda mais os consumidores das redes”, explica Simioni, que também preside o Grupo Passarela de supermercados.
EM SC, intenção de consumo subiu 12%
Uma pesquisa da Fecomércio SC mostra que os catarinenses estão prontos para comprar. A intenção de consumo subiu 12% em relação ao ano anterior, alcançando média de R$1.659. Em termos reais, o crescimento é de 7%. Florianópolis impulsiona esse resultado: o valor médio previsto quase quadruplicou (+188,2%), chegando a cerca de R$4 mil.
Com os efeitos da alta de preços, a Black Friday se torna também uma oportunidade para quem quer economizar em itens básicos. “Percebemos esse comportamento nas nossas lojas e vamos trabalhar três dias de campanha no Passarela Supermercados e um dia no Via Atacadista, especialmente com produtos de limpeza, higiene e bebidas, que são escolhas frequentes dos consumidores. Muitos aproveitam para comprar mais unidades ou já garantir parte das compras das festas de fim de ano. Vamos ser agressivos nas ofertas e apostamos em horário diferenciado de atendimento”, comenta Simioni.
Contexto - A Black Friday chegou ao Brasil em 2010, inicialmente no formato online e voltada para grandes players digitais. Com o tempo, ganhou as ruas, alcançando diferentes segmentos e portes de empresas em todo o país.
A data também incentiva o uso de aplicativos de compras, ações de relacionamento, brindes e sorteios, ampliando as formas de interação com o público.
No cenário nacional, a expectativa é de recorde.
No cenário nacional, a expectativa é de recorde. Segundo o estudo Black Friday 2025, realizado pela consultoria Gauge em parceria com a agência W3haus, a semana oficial deve movimentar R$13,6 bilhões, um crescimento de 16,5% em relação a 2024.
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