50% dos trabalhadores buscam dinheiro extra para fechar o mês, mas apenas 3% recorrem ao adiantamento salarial, revela Serasa Experian

logo RCN

Ultimas :

17/11/2025 12:21
Finanças:

50% dos trabalhadores buscam dinheiro extra para fechar o mês, mas apenas 3% recorrem ao adiantamento salarial, revela Serasa Experian

Por Rita Lombardi

 Publicado 17/11/2025 12:21  – Atualizado 17/11/2025 12:21

 95% adiantariam parte da renda se não precisassem se expor e fizessem via aplicativo
  • 95% adiantariam parte da renda se não precisassem se expor e fizessem via aplicativo (Fotos: Divulgaçõa FCDL)

Cartão de crédito e cheque especial são os recursos mais utilizados

 

Dados da pesquisa da SalaryFits, empresa da Serasa Experian, mostraram que 50% dos trabalhadores precisam de recursos extras, como linhas de crédito, trabalhos freelancer ou ajuda familiar, para fechar as contas do mês. No entanto, apenas 3% deles recorrem ao adiantamento salarial – opção que pode ser isenta de juros, mas que ainda está disponível em poucas empresas, apesar da demanda existente.

Veja no gráfico abaixo a distribuição da busca por recursos financeiros complementares:

 

distribuição da busca por recursos financeiros complementares:
  • distribuição da busca por recursos financeiros complementares: (Fotos: Serasa Experian)


Para Délber Lage, CEO da Salaryfits, empresa da Serasa Experian, “a pesquisa mostrou uma realidade social e de mercado em que as pessoas acabam escolhendo meios alternativos ou linhas de crédito mais caras, com juros altos, na hora de honrar compromissos financeiros que não couberam no salário do mês”.

 O estudo também revelou que, nos últimos dois anos, apenas 20% dos trabalhadores pediram adiantamento salarial em suas empresas. Entre esses, que demandaram pelo recurso, somente 5% o fizeram por meio digitais, como aplicativos, plataformas ou sites. Os outros tiveram que recorrer diretamente aos gestores ou à área de recursos humanos da companhia.

 De acordo com os dados do levantamento, 95% dos entrevistados alegam que usariam o salário sob demanda se pudessem solicitá-lo, via aplicativo digital, sem exposição pessoal.

 “O adiantamento salarial é uma funcionalidade capaz de auxiliar a gestão financeira dos trabalhadores. Mas, no Brasil, sentir segurança para falar sobre as próprias finanças ainda é um desafio para muitos. A baixa adesão desse tipo de empréstimo se dá, inclusive, por questões culturais e até emocionais, mas também pela falta de acesso, uma vez que o recurso ainda não é implementado em muitas empresas”, explica Délber Lage.

O levantamento confirma essa percepção, pois quando questionados sobre o sentimento que a busca pelo recurso causa, 38% se sentiam desconfortáveis ao demandar, 19% relataram constrangimento ou vergonha e 2% estavam preocupados com possíveis consequências.

 “Entendemos como a tecnologia é fundamental para transformar o adiantamento salarial em um instrumento de bem-estar financeiro, e não emergencial. Colaboradores mais seguros acessam o salário sob demanda em formato simplificado e digital e podem até evitar o endividadamento, muitas vezes atrelado ao pagamento de juros altos”, diz o CEO da Salaryfits, empresa da Serasa Experian.

 Como funciona o adiantamento salarial

De acordo com dados da SalaryFits, empresa adquirida pela Serasa Experian, cerca de 54% dos trabalhadores brasileiros não conseguem chegar até o final do mês com o salário na conta. Por isso, o “salário sob demanda” – antecipação de uma parte sobre o próximo pagamento – tem sido uma maneira de complementar os gastos mensais ou fazer aquela compra de urgência, como quando o gás acaba, surge a necessidade de um remédio ou de comprar algo no supermercado.

 “Nosso objetivo é que o salário sob demanda seja usado como uma ferramenta de equilíbrio financeiro e, para isso, atuamos com um movimento de conscientização junto ao setor de recursos humanos para que cada vez mais empresas possam oferecer esse benefício aos seus colaboradores, para que eles possam chegar até o final do mês de forma mais tranquila e sem pagar juros”, destaca o CEO da SalaryFits, empresa da Serasa Experian. “Com o programa de descontos integrado ao aplicativo, os colaboradores têm acesso a benefícios em mais de 25 mil estabelecimentos, de farmácias até redes de ensino. Ampliando o bem-estar “, finaliza o executivo.

 Sobre a SalaryFits

A SalaryFits é uma plataforma multibenefícios voltada para o bem-estar e a saúde financeira dos colaboradores, com soluções que também otimizam a rotina dos departamentos de Recursos Humanos. Sem custos para as empresas, oferece soluções como Gestão do Crédito do Trabalhador, Adiantamento Salarial e o Clube de Descontos com mais de 25 mil estabelecimentos em todo o Brasil.

 Desde 2024, a SalaryFits faz parte da Serasa Experian, a primeira e maior datatech do país. A empresa opera com uma tecnologia consolidada há 25 anos, voltada à gestão de descontos em folha com segurança da informação, agilidade e confiabilidade. Todas as soluções estão disponíveis via site e aplicativo, garantindo praticidade, proteção de dados e zero burocracia para o RH.

 Em resumo

· 95% adiantariam parte da renda se não precisassem se expor e fizessem via aplicativo

· Recurso pode ser mais vantajoso que outras linhas de crédito que possuem juros

· Datatech vê tecnologia como aliada da gestão e do planejamento financeiro

Siga-nos no Google notícias

Google News
  • distribuição da busca por recursos financeiros complementares: (Serasa Experian)

Tags

  • brasil
  • Crédito
  • demanda
  • economia
  • FINANÇAS
  • Serasa
  • Serasa Experian

Deixe seu comentário

Mais lidas