

-
Setor de serviços cresce 4,2% em Santa Catarina até agosto (Fotos: Freepik)
Crescimento é impulsionado por bares, restaurantes e hotéis, mantendo o estado entre os maiores do país
O setor de serviços em Santa Catarina continua em expansão. De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgados nesta terça-feira (14), o volume de serviços prestados no estado cresceu 4,2% entre janeiro e agosto de 2025, percentual que coloca Santa Catarina na sétima posição do ranking nacional e acima da média brasileira de 2,6%.
Serviços às famílias lideram o crescimento
O destaque do levantamento é o segmento de serviços prestados às famílias, que inclui bares, restaurantes e hotéis, e registrou alta de 6,2% no período. Esse setor tem sido o principal motor da economia catarinense, impulsionado pela retomada do turismo, pelos eventos regionais e pelo aumento no consumo de lazer.
Outros segmentos também apresentaram desempenho positivo, como transportes (4,5%), informação e comunicação (4,3%) e serviços profissionais, administrativos e complementares (3,3%). Apenas a categoria “outros serviços” registrou leve retração de 0,4%.
Veja também: Santa Catarina tem 12 novos procuradores do Estado
Consumo das famílias mantém economia aquecida
Segundo o secretário de Estado da Indústria, Comércio e Serviços, Silvio Dreveck, o bom resultado reflete o poder de compra dos catarinenses.
“O setor de serviços se mantém aquecido principalmente pelo consumo das famílias. Isso é reflexo direto do poder de compra do catarinense, que possui uma das maiores rendas do país. Além disso, o estado tem a menor taxa de desemprego, o que incentiva o consumo de forma mais robusta”, destacou Dreveck.
Com renda elevada e mercado de trabalho aquecido, o estado mantém uma base sólida de consumo interno, o que tem garantido estabilidade mesmo em um cenário de desaceleração nacional.
Santa Catarina se mantém acima da média nacional
No ranking nacional, Santa Catarina aparece logo atrás de Distrito Federal (6,4%), Mato Grosso do Sul (6,1%), Paraíba (5,5%), Tocantins (5,3%), Sergipe (4,8%) e São Paulo (4,3%). Ainda assim, o desempenho catarinense é considerado expressivo, já que o crescimento de 2025 ocorre sobre uma base elevada — o estado já havia registrado forte expansão em 2024.
“O resultado é muito positivo, porque o crescimento é em comparação ao ano passado, que foi um ano também de elevação. Ou seja, a base de comparação é alta. Além disso, o setor de serviços se mantém próximo à sua máxima histórica em Santa Catarina, com crescimento acumulado de 5,4% em 12 meses e acima de 15% nos últimos três anos”, reforçou o secretário.
O levantamento confirma a força do setor terciário catarinense, essencial para a geração de empregos e para o dinamismo econômico do estado.
Tags
- Agosto
- bares e restaurantes
- consumo das famílias
- Crescimento Econômico
- Economia Catarinense
- IBGE
- Santa Catarina
- serviços
- Setor de Serviços
- turismo santa catarina
Deixe seu comentário