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Diretor de Produtos e Serviços do Sicredi, Thiago Rossoni. (Fotos: Divulgação)
A adoção da tecnologia ocorre em um contexto de forte expansão da instituição. Em 2025, o Sicredi atingiu R$ 57,8 bilhões em créditos sob gestão.
O Sicredi, instituição financeira cooperativa com presença em todo o Brasil, implementou uma solução baseada em OCR (Reconhecimento Óptico de Caracteres) e Inteligência Artificial Generativa (IA Generativa) para acelerar a análise de documentos nos processos de crédito de consórcios de bens novos com registro.
A adoção da tecnologia ocorre em um contexto de forte expansão da instituição. Em 2025, o Sicredi atingiu R$ 57,8 bilhões em créditos sob gestão. No ano anterior, foram comercializados R$ 14,9 bilhões em créditos de consórcio, crescimento de 31,9% em relação a 2023. O desempenho consolidou o Sicredi como a 7ª maior administradora de consórcios do Brasil em cotas sob gestão.
A nova solução permite consolidar dados por meio da automação, utilizando IA para compreender, estruturar e validar informações. O OCR realiza a extração dos dados brutos dos documentos, enquanto a IA interpreta, corrige inconsistências, verifica regras de segurança e decide pela aprovação documental — tudo em um fluxo contínuo de aprendizado e aprimoramento.
O projeto foi desenvolvido em etapas que incluíram estudo de viabilidade, definição de tecnologias, desenvolvimento, homologação e projeto piloto. Este último, realizado entre abril e junho de 2025, contou com a participação de 17 cooperativas — das mais de 100 que compõem o Sicredi — e resultou em 357 pagamentos liberados, somando mais de R$ 38 milhões em créditos pagos com o suporte da IA.
O prazo médio para conclusão da análise, que era de cerca de seis dias, foi reduzido para aproximadamente dois dias com o uso integrado de OCR e IA. Diante dos resultados, o Sicredi avalia a expansão da tecnologia para outros processos internos.
“A Inteligência Artificial é uma ferramenta que nos ajuda a aprimorar a experiência nos processos, gerar eficiência e identificar oportunidades de negócio. Com essa automação, melhoramos a experiência dos nossos associados, reduzimos a carga operacional das equipes e ampliamos o tempo do gerente de negócios para reforçar o nosso diferencial: o relacionamento próximo e humano”, destaca o diretor de Produtos e Serviços do Sicredi, Thiago Rossoni.
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