Programa Empreender, da CACB e do Sebrae, contribui para fortalecer empresas responsáveis por 8% do PIB

Neste sábado (27), o mundo comemora o Dia do Turismo. No Brasil, as micro e pequenas empresas são as principais responsáveis pela geração de trabalho no setor. Atualmente, dos 8 milhões de empregos em atividade turística, 90% estão nos pequenos negócios, de acordo com dados do Sebrae e do Ministério do Turismo.

Entre janeiro e julho deste ano, o setor de turismo apresentou um crescimento de receita de 6,1% em comparação com 2024. O faturamento, segundo da FecomércioSP, foi R$ 108 bilhões no primeiro semestre. O turismo representa 8% do PIB brasileiro, de acordo com a Associação Brasileira Agência Viagem (Abav). As micro e pequenas empresas totalizam 96 mil das 104 mil empresas registradas no Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur).

Os empreendedores do setor são apoiados pela Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB) por meio do Programa Empreender, realizado em parceria com o Sebrae. “A iniciativa contribui para o aprimorar a gestão, adotar boas práticas, identificar novas oportunidades de mercado e promover troca de experiências e cooperação”, destaca o presidente da CACB, Alfredo Cotait Neto. O Empreender já atendeu mais de 100 mil empresários em 20 anos de existência.

O Dia Mundial do Turismo foi instituído pela Organização Mundial do Turismo (OMT) em 1980. A data foi escolhida para ressaltar o papel do turismo como motor de ddesenvolvimento sustentável e para promover a conscientização sobre seu impacto social, cultural, político e econômico em todo o mundo.

A cada ano, a OMT escolhe um tema específico para guiar as celebrações e discussões em torno do turismo. Em 2025, o tema é “Turismo e transformação sustentável”, enfatizando a importância de práticas que promovam a sustentabilidade e a inclusão social no setor.

Para a empreendedora Frances Liege Alves Micro, dona da Pousada Catavento, na Chapada dos Veadeiros, em Alto Paraíso (GO), o turismo depende da natureza para existir. “Grande parte das experiências turísticas aqui é vivida em contato com ambientes naturais, seja em paisagens, cachoeiras ou trilhas”, conta.

Na avaliação de Frances, o turismo sustentável surge como um aliado da própria sustentabilidade. “É quase impossível separar um do outro: para que o turismo continue a existir, é necessário preservar os recursos naturais que o tornam atrativo”, destaca.

O ecoturismo é um investimento que promete se estabelecer no mercado. Segundo o relatório do “The Business Research Company” realizado em 2023, estima-se que até 2027 deverá expandir para $331,62 bilhões, com uma taxa de crescimento anual de 13,4%.

Tags

  • Emprego
  • Mais
  • Negócio
  • Pequenos Negócios
  • Serviço
  • serviços