Santa Catarina lidera crescimento da atividade econômica no país com alta de 5,5%

logo RCN

Ultimas :

25/09/2025 09:51
Economia

Santa Catarina lidera crescimento da atividade econômica no país com alta de 5,5%

Por Vanessa Karine Menegassi

Fonte: ASCOM | SICOS

 Publicado 25/09/2025 09:51  – Atualizado 25/09/2025 09:51

.
  • . (Fotos: Foto: Leo Munhoz/SecomGOVSC)

Estado é o que mais cresce no Brasil e se destaca com alta nos setores de indústria, comércio e serviços

 

A atividade econômica de Santa Catarina cresceu 5,5% entre janeiro e julho de 2025 e colocou o estado, mais uma vez, como destaque nacional. O percentual ficou acima da média brasileira, de 2,9% no período, e demonstra a pujança e competitividade da economia de Santa Catarina. Os dados foram apurados por meio do Índice de Atividade Econômica Regional (IBCR) do Banco Central, que é considerado uma prévia do Produto Interno Bruto (PIB), e foram divulgados nesta quarta-feira, 24.

O governador Jorginho Mello afirma que o percentual comprova a força da economia catarinense. “O desenvolvimento de Santa Catarina é impulsionado por sua indústria sólida, pelo agronegócio e pelo turismo, mas a verdadeira força do estado é o espírito trabalhador do seu povo. Prova disso é o crescimento na abertura de empresas e a menor taxa de desemprego do mundo”, destaca.

Santa Catarina (5,5%) possui o maior crescimento do Brasil no ranking nacional entre os estados pesquisados, ao lado do Pará (5,5%). Em terceiro está o Paraná (5%), e na sequência aparecem Goiás (4,7%), Espírito Santo (3,9%) bem como Bahia (3,4%). A média brasileira é de 2,9%, puxada principalmente pela agropecuária.

“A economia de Santa Catarina é muito competitiva e diversificada. Além disso, produzimos com qualidade e inovação. É por isso que o estado é líder no ranking nacional e segue crescendo com ritmo forte. Soma-se também os robustos investimentos que o Governo do Estado tem feito nas áreas de infraestrutura, energia e segurança, que fazem a diferença para este resultado positivo”, diz o secretário de Estado de Indústria, Comércio e Serviços, Silvio Dreveck.

.
  • . (Fotos: .)


Crescimento em setores de indústria, comércio e serviços de Santa Catarina
O bom desempenho da atividade econômica de Santa Catarina é puxado por diversos setores. A produção industrial, por exemplo, soma avanço de 5,3% nos últimos 12 meses, o segundo maior percentual do país e à frente da média nacional de 1,9%. Nesse sentido, o comércio também avança. Conforme o IBGE, o setor acumula elevação de 5,2% no mesmo período, frente a uma média nacional de 2,5%.

Acompanhando os demais setores, a prestação de serviços também cresceu acima da média. Enquanto Santa Catarina teve avanço de 5,6% em 12 meses, a média brasileira ficou em 2,9%. O mesmo ocorre no setor do turismo, com alta de 8,2% em Santa Catarina e de 6,2% no Brasil.

:: Ranking das regiões (crescimento da atividade econômica jan-jul)
Centro-Oeste: +6,7%
Sul: +3,5%
Norte: +3,5%
Nordeste: +2,1%
Sudeste: +1,7%

  • . (.)

Tags

  • economia
  • PIB
  • Santa Catarina

Deixe seu comentário

Mais lidas