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Além da pavimentação e drenagem, o plano de trabalho estabelece ainda, 16 pontos de contenção de encostas devido ao relevo extremo da região (Fotos: Secom/Gov SC)
Obra de pavimentação em concreto na SC-290 liga o Extremo Sul catarinense ao Rio Grande do Sul
A pavimentação em concreto da SC-290, trecho estratégico que liga Praia Grande à divisa com o Rio Grande do Sul, no Extremo Sul catarinense, alcançou 85% de conclusão. A obra, que abrange 15,63 quilômetros na desafiadora Serra do Faxinal, é um marco do programa Estrada Boa, o maior projeto rodoviário da história de Santa Catarina.
O governador Jorginho Mello enfatiza o impacto positivo do programa: "Estamos transformando as rodovias catarinenses, com 80% em condições ótimas e boas. O objetivo é garantir segurança e agilidade no transporte, beneficiando quem transita e quem produz."
Investimentos e Detalhes da Obra
Com investimentos que se aproximam de R$ 76 milhões, a obra da SC-290 na Serra do Faxinal está em andamento conforme o cronograma. Além da pavimentação, o projeto inclui drenagem e a construção de 16 pontos de contenção de encostas, adaptando-se ao relevo acidentado da região.
O secretário de Estado da Infraestrutura e Mobilidade, Jerry Comper, destaca a complexidade e a importância da obra: "Nossas serras são desafiadoras, mas estamos avançando na Serra do Faxinal, assim como na Serra do Corvo Branco e na revitalização da Serra do Rio do Rastro. São cartões-postais que o governo Jorginho Mello está transformando."
A obra da Serra do Faxinal, que estava paralisada, foi retomada pela atual gestão. Segundo o secretário Adjunto de Estado da Infraestrutura e Mobilidade, Ricardo Grando, a expectativa é entregar a ligação com o Rio Grande do Sul no primeiro semestre de 2025, impulsionando a dinâmica da região.
Programa Estrada Boa
A obra na Serra do Faxinal faz parte do Estrada Boa, um programa abrangente que já soma 100 obras em andamento ou concluídas em Santa Catarina, com investimentos superiores a R$ 3,5 bilhões.
Dados de 2023 apontavam 73% das rodovias estaduais em condições ruins ou péssimas. Com o Estrada Boa, 80% da malha viária já está em condições ótimas ou boas. A meta do governo é alcançar 100% até o final do primeiro semestre de 2026.
Intervenções em Rodovias estratégicas
O pacote de investimentos é amplo e contempla intervenções e melhorias em rodovias estratégicas. Entre os destaques estão:
Litoral – Triplicação da SC-401, no Norte da Ilha, a rodovia estadual mais movimentada do Estado, com R$ 73 milhões em investimentos. Também está dentro do programa a obra de iluminação cênica da Ponte Hercílio Luz, um marco turístico e cultural de Florianópolis;
Norte – Restauração da SC-477 (Canoinhas – Monte Castelo) e duplicação da SC-108 (Guaramirim – Massaranduba), juntas somando quase R$ 300 milhões em investimentos;
Vale do Itajaí – O novo trevo de acesso em Itajaí, na interseção da SC-486 com a BR-101, e a pavimentação da SC-281 entre Ituporanga e Atalanta;
Planalto Serrano – Pavimentação da SC-370, incluindo o emblemático trecho da Serra do Corvo Branco, e a ligação entre Rio Rufino e Urubici;
Sul – Acesso ao Rio Grande do Sul pela SC-290 (Serra do Faxinal) e os contornos viários de Criciúma e Cocal do Sul, ambos com investimentos acima de R$ 250 milhões somados;
Meio-Oeste – Restauração da SC-120 entre Curitibanos e Lebon Régis; além de obras na SC-452 ligando Fraiburgo a BR-470, conectando cidades com forte produção agrícola;
Oeste e Extremo Oeste – Melhorias na SC-283 no corredor de Chapecó a Concórdia, passando pelas cidades de Arvoredo, Seara e Arabutã; pavimentação da SC-350 (Abelardo Luz – Passos Maia); além da ampliação e restauração em pavimento de concreto da SC-305 e da SC-160, que juntas recebem mais de R$ 250 milhões.
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