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Porto de Santa Catarina reduz tempo de espera para fertilizantes de 28 para 8 dias e supera Paranaguá em agilidade (Fotos: Foto: jcomp)
Gestão priorizou atracação de navios e São Francisco do Sul superou Paranaguá em agilidade
Economia - O Porto de São Francisco do Sul, principal terminal de granéis do litoral de Santa Catarina, registrou em junho uma redução expressiva no tempo de espera de navios carregados com fertilizantes. Segundo a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), o prazo médio caiu de 28 dias (669 horas) para apenas oito dias (197 horas), uma queda de 70%.
Decisão de gestão trouxe resultados rápidos
A melhoria foi resultado de uma medida de gestão adotada em abril. Atendendo a um pedido do governador Jorginho Mello, o presidente do porto, Cleverton Vieira, determinou que um dos berços de atracação — o 102 — fosse destinado prioritariamente para navios com fertilizantes. A decisão agilizou a descarga e trouxe impactos imediatos, refletidos nos relatórios da Antaq.
Com essa mudança, São Francisco do Sul se tornou mais rápido que o Porto de Paranaguá (PR), que em junho registrou tempo médio de 12 dias (294 horas) para operações de fertilizantes.
Reconhecimento do setor produtivo
A agilidade conquistada pelo terminal catarinense foi celebrada pela Federação das Cooperativas Agropecuárias de Santa Catarina (Fecoagro). Durante sessão solene pelos 50 anos da entidade, na Assembleia Legislativa, a federação homenageou o porto e seu presidente.
“Essa eficiência impacta diretamente a cadeia produtiva, reduz custos e garante maior previsibilidade para o agricultor”, destacou o presidente da Fecoagro, Arno Pandolfo.
Importância estratégica do porto
O Porto de São Francisco do Sul é líder em Santa Catarina na movimentação de granéis e tem papel estratégico na logística do agronegócio. Além dos fertilizantes, destaca-se também na movimentação de cereais e bobinas de aço.
A expectativa é que, com a priorização de operações e os investimentos em infraestrutura, o terminal siga como referência em eficiência para o setor portuário nacional.
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