Data, celebrada no próximo domingo, deve ter melhor desempenho no varejo desde 2014, impulsionado por vendas de roupas e cosméticos

O Dia dos Pais, celebrado no segundo domingo de agosto, deve registrar em 2025 o melhor resultado para o varejo brasileiro desde 2014. As comemorações devem movimentar R$ 7,84 bilhões em vendas, o que representa um crescimento de 3,2% em relação ao ano passado, de acordo com estimativas do setor do comércio.

Criada em 1953, a data teve como idealizador o publicitário Sylvio Bhering. A proposta inicial era que a celebração ocorresse em 16 de agosto, Dia de São Joaquim, pai de Maria, mãe de Jesus. Poucos anos depois, a comemoração foi ajustada para o segundo domingo do mês, com o objetivo de favorecer o convívio entre pais e filhos.

Entre os itens mais procurados, as roupas lideram a preferência do consumidor e devem movimentar R$ 3,23 bilhões. Em seguida aparecem os produtos de perfumaria e cosméticos, com previsão de R$ 1,57 bilhão em vendas, e os artigos de utilidades domésticas e eletroeletrônicos, com R$ 1,26 bilhão. Juntos, esses três segmentos devem concentrar quase 77% do total movimentado na data.

O comércio eletrônico segue em expansão. A expectativa é que o e-commerce fature R$ 9,51 bilhões em 2025, quase R$ 1 bilhão a mais do que no ano anterior. Segundo as estimativas, 59% dos brasileiros pretendem comprar os presentes pela internet.

Mesmo com o avanço das vendas online, as lojas físicas seguem como principal canal de compra, preferidas por 66,5% dos consumidores. As compras exclusivamente virtuais representam 24%, enquanto 8,2% pretendem utilizar ambos os meios.

Nas regionais

Segundo a pesquisa da Associação Comercial e Industrial de Campos dos Goyatacazes (Acic), no Rio de Janeiro, a data vai aquecer as vendas no comércio da cidade em até 2% se comparado com o mesmo período do ano passado. E os clientes têm dado preferência a presentes com valor em cerca de R$ 250 por pessoa. "A data reforça o aquecimento no consumo e gera um movimento significativo no varejo local", aponta o presidente da entidade, Maurício Vicente.

Pensando em melhorar a performance do comércio durante datas comemorativas, a associação tem oferecido, em parceria com o Sebrae, capacitações específicas e orientações práticas para lojistas. "Esse apoio inclui treinos sobre vitrinas temáticas, estratégias de omnichannel, técnicas de storytelling digital e uso de redes sociais para impulsionar vendas”, destaca o presidente da Acic.

Na Associação Comercial e Empresarial de Itaúna (ACE), em Minas Gerais, é feita uma campanha institucional para incentivar as vendas durante o período. "Apesar de não ser uma data marcante, como Dia das Mães e Natal, certamente é positiva e favorece o incremento nas vendas", explica o presidente Cácio Silva.

Ainda no estado mineiro, a pesquisa da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Uberlândia, divulgou que 73,3% dos consumidores planejam gastar um ticket médio entre R$ 51 e R$ 100 nas comemorações do Dia dos Pais. Escolhendo, na maioria, presentes com base em qualidade (63,6%) e utilidade (27,3%).

O presidente da Associação Comercial e Industrial de Uberlândia (Aciub), Fábio Túlio Felippe, pontuou que essas datas comemorativas impulsionam toda a cadeia produtiva, "pois meses antes a indústria também se preparou ao fabricar os produtos que serão comercializados". Além disso, foi observado um crescimento na área de eletrônicos, tecnologias, personalizados e cuidados pessoais.