
Frotas de caminhões a gás Impulsionam a descarbonização do transporte em SC: SCGÁS lidera transição energética

-
"Acreditamos que o segmento de frotas pesadas a gás é um pilar fundamental para viabilizar uma matriz energética mais limpa e competitiva em nosso estado", afirma gerente comercial industrial e veicular da SCGÁS (Fotos: Divulgação Gerência de Marketing e Comunicação – SCGÁS)
Saiba como a SCGÁS está impulsionando a descarbonização do transporte em Santa Catarina, incentivando o uso do gás natural
A SCGÁS, agente indutor da transição energética em Santa Catarina, está focada em impulsionar o uso de gás natural em frotas pesadas, como caminhões e ônibus, com o objetivo de reduzir emissões de gases de efeito estufa e promover um transporte mais sustentável.
Desenvolvimento
A SCGÁS, empenhada em concretizar uma matriz energética mais limpa e competitiva em Santa Catarina, está liderando a transição para o uso de gás natural em frotas pesadas. A iniciativa visa a descarbonização do transporte, um setor com grande potencial de redução de emissões de gases poluentes. "Acreditamos que o segmento de frotas pesadas a gás é um pilar fundamental para viabilizar uma matriz energética mais limpa e competitiva em nosso estado”, afirma Rafael Nicolazzi, gerente comercial industrial e veicular da SCGÁS.
A empresa atua como agente indutor, promovendo o gás natural como alternativa aos combustíveis fósseis tradicionais. Veículos movidos a gás natural oferecem benefícios significativos, como economia de combustível (superior a 20% em comparação ao diesel), maior estabilidade de preço, menor volatilidade cambial e previsibilidade tributária.
Benefícios Ambientais do GNV
Os caminhões movidos a GNV reduzem em até 85% a emissão de óxidos de nitrogênio (NOx) e materiais particulados (MP), principais poluentes em áreas urbanas. Além disso, o GNV diminui em até 25% as emissões de CO2, e esse percentual pode chegar a 85% com o uso de biometano.
Corredores Azuis
A infraestrutura de abastecimento está em expansão, com destaque para os "Corredores Azuis". Estes corredores, localizados nas principais rodovias das regiões Sul e Sudeste, oferecem postos de abastecimento de gás natural, garantindo previsibilidade e segurança operacional para as transportadoras. "Esse avanço garante previsibilidade e segurança operacional para transportadoras que adotam essa tecnologia, além de fortalecer a reputação sustentável das empresas junto a políticas ESG", destaca Nicolazzi.
Resultados em Santa Catarina
Diversas empresas e transportadoras em Santa Catarina já adotaram veículos a gás, obtendo resultados positivos em economia e desempenho. Grandes indústrias também veem na adoção de caminhões a gás uma forma de avançar em suas metas de sustentabilidade.
Ações da SCGÁS
A SCGÁS lançou um segmento tarifário para frotas, permitindo que transportadoras instalem seus próprios postos de abastecimento, otimizando operações e reduzindo custos. A companhia investe na expansão da infraestrutura, com foco nos corredores rodoviários estratégicos, como as BRs 101, 116, 280, 282 e 470. "A meta da companhia é garantir infraestrutura eficiente ao longo das principais vias de escoamento da produção estadual e do intenso fluxo de transporte de cargas interestadual com o foco da região sudeste do país (SP)", afirma Ronaldo Macedo Lopes, engenheiro da Gerência Comercial Industrial e Veicular da SCGÁS.
Planos
A SCGÁS planeja expandir as operações com postos de alta vazão, garantindo um abastecimento eficiente e contínuo. Atualmente, 56 caminhões a GNV estão registrados em Santa Catarina e 1.463 no Brasil, com expectativa de crescimento à medida que mais transportadoras adotem soluções sustentáveis.
"Acreditamos que o segmento de frotas pesadas a gás é um pilar fundamental para viabilizar uma matriz energética mais limpa e competitiva em Santa Catarina, alinhada às melhores práticas ESG e à sustentabilidade que o mercado exige”, reforça Rafael Nicolazzi.
"Dentre os objetivos da SCGÁS está a expansão de operações com a oferta de postos de alta vazão em locais estratégicos, garantindo um abastecimento eficiente e contínuo de GNV nos corredores que conectam o intenso fluxo de veículos pesados. Com a instalação de novos postos de abastecimento em alta vazão, buscamos atender de forma ainda mais eficaz as demandas das frotas pesadas, proporcionando maior agilidade e eficiência no abastecimento", destaca o engenheiro Ronaldo Macedo Lopes.
Deixe seu comentário