No acumulado de janeiro a junho, foram emplacadas 104.410 unidades no estado, contra 102.308 no mesmo período de 2024

A Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores de Santa Catarina (Regional Fenabrave-SC), entidade que representa 562 concessionárias nos segmentos de automóveis, comerciais leves, caminhões, tratores, máquinas agrícolas, motocicletas e implementos rodoviários e representa 5% do PIB do estado, divulga o desempenho do setor automotivo no estado referente ao mês de junho de 2025.

No acumulado de janeiro a junho, foram emplacadas 104.410 unidades no estado, contra 102.308 no mesmo período de 2024, representando um crescimento de 2,05%.

Na comparação mensal, porém, o mês de junho apresentou retração de 10,62% em relação a maio: foram 16.726 unidades licenciadas, ante 18.713 no mês anterior. Já na comparação com junho de 2024, a queda foi de 6,04%.

Desempenho por segmento
· Automóveis e Comerciais Leves somaram 57.250 unidades no primeiro semestre de 2025, alta de 2,67% sobre igual período de 2024. Em junho, no entanto, o segmento recuou 10,69% frente a maio e 4,56% na comparação com junho de 2024.
· Motocicletas seguem em ritmo positivo no acumulado, com 30.709 unidades e crescimento de 2,46% no ano. O mês de junho, porém, registrou queda de 14,64% em relação a maio e de 5,44% frente a junho do ano passado.
· Caminhões acumularam 4.412 unidades de janeiro a junho, com retração de 12,29% na comparação anual. Na variação mensal, o recuo foi de 3,48%.
· Ônibus cresceram 19,22% no acumulado do ano (428 unidades), com destaque para o crescimento expressivo de 97,56% em junho na comparação com o mesmo mês de 2024, embora com queda de 11,96% frente a maio.
· Implementos Rodoviários recuaram 8,12% no acumulado do ano, totalizando 4.797 unidades. Ainda assim, o segmento teve alta de 10,10% na comparação com maio.
· O grupo "Outros", que inclui categorias como utilitários especiais e veículos fora de estrada, registrou alta acumulada de 14,19%, somando 6.814 unidades emplacadas até junho.

Destaques Regionais:
•Grande Florianópolis e Vale do Itajaí lideram em volume de emplacamentos.
•Região Norte e Oeste mantêm estabilidade com leve crescimento no acumulado.
•Planalto Serrano e Sul enfrentam retrações mais acentuadas no mês.

Palavra de lideranças

Para Alfredo Breitkopf, Presidente do Sincodiv-SC e Diretor Regional da Fenabrave-SC “Mesmo diante de um cenário desafiador, com alta do IOF, elevação das taxas de juros e o aumento constante na importação de veículos, o setor automotivo catarinense mostra sua resiliência. O crescimento de 2,05% no semestre é reflexo da força do nosso mercado e da capacidade de adaptação das concessionárias. Precisamos seguir atentos e atuantes, defendendo um ambiente de negócios mais equilibrado e competitivo para o setor.”

Já Piter Santan, Diretor Executivo do Sincodiv-SC / Regional Fenabrave-SC, comenta que o compromisso do Sincodiv-SC é de cuidar do CNPJ e do ambiente de negócios das concessionárias catarinenses. No primeiro semestre, realizamos três encontros regionais em Criciúma, Chapecó e Joinville, além do 16º Congresso Estadual e 1º Encontro Sul-brasileiro em Florianópolis. Iniciamos 27 negociações coletivas e, agora em julho, daremos início a nove reuniões dos Comitês Temáticos nos dias 10, 17 e 24. No segundo semestre, como parte da comemoração dos 36 anos da entidade que acontece em 15 de julho, realizaremos o Circuito Regional Fenabrave-SC percorrerá 16 cidades levando o tema ‘Inovação e Relacionamento que geram resultados’. Seguimos firmes na missão de representar, capacitar e conectar o setor.”

Números

A frota circulante em Santa Catarina soma hoje, 6.303.038 veículos, sendo que a maioria é de automóveis, em um total de 3.363.128 (Fonte: Detran SC).