
São Bento do Sul é a primeira cidade de Santa Catarina a firmar contrato com o BRDE para modernização da iluminação pública

-
. (Fotos: Foto: Reprodução Blog do Espeto)
Com isso, São Bento do Sul se torna a primeira cidade de Santa Catarina a implantar esse modelo de Parceria Público-Privada (PPP) para iluminação pública por meio do BRDE
Nesta segunda-feira, 30 de junho, a Prefeitura de São Bento do Sul assinou oficialmente o contrato de estruturação do projeto de modernização da iluminação pública com o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE). Com isso, São Bento do Sul se torna a primeira cidade de Santa Catarina a implantar esse modelo de Parceria Público-Privada (PPP) para iluminação pública por meio do BRDE.
A cerimônia contou com a presença do diretor de Acompanhamento e Recuperação de Crédito do BRDE, Mauro Mariani, do prefeito Antonio Tomazini, do secretário de Obras Luiz Neri Pereira (Magrão), vereadores, secretários municipais e representantes da imprensa.
O projeto prevê a substituição de aproximadamente 17 mil lâmpadas convencionais por tecnologia LED, com uma economia estimada de até 80% na conta de luz pública. O investimento previsto é de cerca de R$40 milhões, utilizando como fonte os recebíveis da COSIP, sem impacto direto no orçamento da Prefeitura.
Além da modernização da rede de iluminação, o projeto poderá incluir iluminação cênica em pontos turísticos, câmeras de monitoramento de trânsito, Wi-Fi gratuito e outras tecnologias que colocam São Bento do Sul no caminho de se tornar uma cidade inteligente.
Com a assinatura do contrato definitivo, o BRDE já pode iniciar, junto à Prefeitura e às empresas participantes, os trabalhos de estruturação do projeto. As empresas selecionadas participarão de um sorteio para definição da ordem de serviço. Na sequência, será estabelecido o escopo completo das ações a serem executadas.
Segundo o prefeito Tomazini, o momento marca “um passo histórico para São Bento do Sul, resultado de mais de dois anos de planejamento e diálogo técnico, com total segurança jurídica e transparência”.
Em complemento, o secretário de Obras destacou que “este é um projeto que trará benefícios reais e visíveis para a população. A economia de até 80% na conta de luz pública representa um alívio para os cofres do município e, ao mesmo tempo, garante mais segurança para todos. Com ruas mais iluminadas e monitoradas, damos um grande avanço na qualidade de vida dos cidadãos”.
O BRDE, banco público fundado há 64 anos para promover o desenvolvimento da região Sul do Brasil, reforça sua atuação como parceiro do município. Agora, com esse projeto inovador, São Bento do Sul se consolida como referência para outras cidades catarinenses.
Deixe seu comentário