
Nova era na gestão de obras: SCGÁS integra tecnologia de ponta aos seus projetos de expansão de rede

-
A implantação envolveu diversas etapas, incluindo o mapeamento de processos existentes, (Fotos: Divulgação Comunicação/SCGÁS)
Sistema elimina controles manuais, automatiza medições e otimiza o acompanhamento de projetos de construção em todo o Estado
A SCGÁS concluiu a implantação do Oracle Primavera Unifier, um sistema avançado de gestão de projetos que marca um novo capítulo na transformação digital da Companhia. A nova plataforma tem como objetivo centralizar, automatizar e dar mais segurança e rastreabilidade aos processos relacionados à gestão de obras, integrando informações sobre custos, contratos, medições, documentos e comunicação entre equipes.
O projeto teve duração de 15 meses, com início em março de 2024 e conclusão em abril deste ano. No total, mais de 25 colaboradores da SCGÁS, 18 consultores externos e aproximadamente 45 usuários treinados foram envolvidos. As áreas diretamente impactadas pela implantação foram a Tecnologia da Informação (GETIN), Engenharia (GEREN) e Ligação e Expansão (GELIG). O trabalho foi realizado em parceria com os grupos Peloton Consulting Group e Verano Group.
Entre os principais avanços trazidos pelo Oracle Primavera Unifier estão a eliminação de controles paralelos em planilhas, a redução no tempo de coleta e análise de dados, a automação de processos de medição de serviços e a geração de relatórios mais rápidos e confiáveis. A solução também proporciona integração direta com o ERP Oracle e outros sistemas corporativos, como o SIEBEL e o SE Suite, promovendo um fluxo de informações mais eficiente entre as áreas da Companhia.
A implantação envolveu diversas etapas, incluindo o mapeamento de processos existentes, a construção de novos fluxos operacionais, o desenvolvimento de integrações sistêmicas e a realização de treinamentos presenciais para os usuários. O projeto também enfrentou desafios, como a necessidade de remodelar processos complexos da Engenharia, integrar diferentes áreas e sistemas, além de promover a padronização de documentos e práticas operacionais.
Com a nova solução, a SCGÁS fortalece a governança, amplia a rastreabilidade das informações, aumenta a segurança dos dados e garante mais agilidade na gestão de seu portfólio de obras. Já estão previstas novas evoluções, como a integração automática de demandas comerciais, a medição automatizada de contratos de serviço e a inclusão de fornecedores de materiais na plataforma.
A implementação do Oracle Primavera Unifier reforça o compromisso da SCGÁS com a inovação, a eficiência e a qualidade na execução de seus projetos de expansão da rede de gás natural em Santa Catarina.
Gerência de Marketing e Comunicação – SCGÁS
Deixe seu comentário