A nova rota aérea ligando Florianópolis a Lisboa, capital de Portugal, que começa a operar no dia 3 de setembro, não trará apenas benefícios para o turismo na região

A operação também abre caminho para a criação de um novo hub de cargas no Aeroporto Internacional de Florianópolis Hercílio Luz, impulsionando o comércio internacional e a economia local.

Essa foi uma das principais conclusões do painel "A Nova Rota Aérea SC-Portugal: Facilitando o Comércio e a Logística Internacional", realizado no primeiro dia do Logistique Summit 2024, em Balneário Camboriú.

O painel reuniu especialistas do setor para discutir os impactos da nova rota aérea para o desenvolvimento econômico da região.

Abertos na terça-feira, 23 de julho, o Logistique Summit e a feira Logistique seguem até o dia 25 no Expocentro BC.

Durante o painel da nova rota aérea, Ricardo Gesse, CEO da Zurich Airport Brazil, destacou o potencial da nova rota para transformar Florianópolis em um importante hub de cargas para o sul do Brasil.

Ele ressaltou que a localização estratégica do aeroporto, aliada à infraestrutura necessária para operações cargueiras, torna a cidade ideal para essa função.

TIPOS DE CARGA E IMPACTO NA ECONOMIA

A expectativa é que o novo hub de cargas movimente diversos tipos de produtos, incluindo têxteis, metalmecânica, eletrônicos e produtos de e-commerce. Isso beneficiará empresas de todo o sul do Brasil, que terão acesso a um novo mercado internacional para seus produtos.

COMPLEMENTOS AOS VOOS DE PASSAGEIROS

O transporte de cargas será um complemento aos voos de passageiros da rota Florianópolis-Lisboa.

Isso significa que os custos de transporte aéreo serão diluídos, o que poderá levar a preços mais competitivos para as empresas que desejam exportar seus produtos.

INVESTIMENTO EM INFRAESTRUTURA

Para suportar o aumento da demanda por transporte de cargas, o Aeroporto Internacional de Florianópolis está passando por uma série de mudanças estruturais.

Entre elas, está a duplicação do tamanho do terminal de cargas, o que permitirá a operação simultânea de mais voos cargueiros.

Marcelo Vitorino, Country Manager Brasil e South América da TAP Linhas Aéreas. Ocorre que a TAP começou a operar recentemente uma rota cargueira ligando Pequim, na China, com Bruxelas, na Bélgica, com dois voos semanais, comentou:

"Com essa nova rota, Lisboa se torna um hub na Península Ibérica, servindo como aeroporto de entrada e saída para cargas provenientes da China e de outras origens".

"Essa combinação de fatores poderá trazer um aumento significativo no volume de cargas movimentadas por Florianópolis. Só na rota SC-Lisboa, a previsão é de movimentar 300 toneladas por mês”.

Ricardo Gesse comentou:

"Essa nova rota aérea terá um impacto positivo em toda a economia da região".

“Além de facilitar o comércio internacional, também trará novos investimentos e oportunidades de emprego para o estado de Santa Catarina”.

Fonte: Noticenter

Tags

  • economia
  • internacional
  • turismo