Evento ocorreu nesta semana em Chapecó

Troca de experiências profissionais, divulgação de produtos, vendas e networking. Assim encerrou nesta semana o primeiro ciclo de 2024 do Programa ALI Produtividade do Sebrae/SC. O encontro reuniu 35 empresas de Chapecó e da região oeste, na Cantina do Cesec, e contou com a presença dos Agentes Locais de Inovação (ALI).

Durante seis meses os ALIs acompanharam as empresas e aplicaram a metodologia, desenvolvendo protótipos e avaliando o empreendimento em um âmbito geral. “Realizamos este encontro de negócios, para que essas empresas se conheçam e mapeiem futuros fornecedores, clientes, além de proporcionar trocas de experiências. É importante que após esse acompanhamento, a empresa continue a dinâmica proposta, criando essa cultura interna, olhando para a parte estratégica, vendo os problemas e buscando soluções”, destacou o gestor regional do Programa Rede de Agentes, Réges Chimello.

TRANSFORMAÇÃO DIGITAL

A consultora sênior do Sebrae/SC Francieli Finger explicou que no mês de julho inicia mais um ciclo do ALI Produtividade e Transformação Digital, onde serão atendidos mais 175 micro e pequenas empresas da região. As empresas receberão um atendimento individualizado e personalizado através de aplicação de uma metodologia especifica do programa ALI, para aumentar a produtividade dessas empresas. “Os empreendedores que participaram de outras edições, por gostar dos resultados, acabam indicando para amigos ou, muitas vezes, vão para o ALI Transformação Digital, que é uma outra solução do Sebrae/SC, para transformar seus negócios digitalmente”, comentou

O objetivo do ALI Transformação Digital é criar condições e estimular a empresa para viver um processo de transformação digital por meio da implantação de uma ferramenta digital. “Desenvolvemos um sistema dentro da área da empresa que precisa dessa ferramenta e trabalhamos com nove casos de uso, entre eles tem o sistema DRP, no qual todas as empresas utilizam para gerir o seu negócio. Tem também o sistema DCRM, que é para relacionamento com cliente, área do marketing digital, digitalização de processos produtivos, digitalização de processos administrativos, então, é uma gama gigante. Temas que nós temos disponíveis no mercado hoje para digitalizar os processos”, pontuou a Agente Local de Inovação em Chapecó, Silvia Talita Olkowski.

Dentro dessa metodologia, os empreendedores que desejam investir ainda mais, podem fazer parte do ALI Transformação Digital, para justamente digitalizar esses processos. “Quem já participou do ALI Produtividade pode se inscrever com o seu ALI para participar do Transformação Digital e para as empresas em geral, podem procurar o Sebrae/SC para fazer a inscrição. Hoje possuímos uma gama bem grande de interessados que desejam participar e são só 25 empresas por ciclo, que tem duração de seis meses. Com dois ciclos por ano”, destacou.

DIFICULDADES SUPERADAS

Liamar Tramontini foi uma das participantes do encontro. Ela trabalha na área financeira da empresa Espaço Piscinas em Chapecó, que recebe consultorias do Sebrae/SC há mais de oito anos. “Tínhamos algumas dificuldades em alguns pontos, como organização, obras e financeiro. Como eu já tinha participado de outros programas do Sebrae/SC, busquei essa metodologia do ALI Produtividade. O acompanhamento que recebemos é bem de perto, conseguimos tirar as dúvidas, resolver os problemas. Eles nos proporcionaram acesso a algumas ferramentas importantes, que não usávamos, e também alguns aplicativos para melhorar o nosso desempenho. Inclusive participei do ALI Transformação Digital e estamos melhorando a nossa página institucional”, finalizou.

Acompanhe mais notícias do Sebrae/SC na Agência Sebrae de Notícias e nas nossas redes sociais e nas nossas redes sociais: Instagram Facebook LinkedIn Twitter Telegram YouTube Blog Site

Tags

  • Cultura Empreendedora