Delas Summit 2025: Com público recorde, evento mostrou a força do empreendedorismo feminino

logo RCN

Ultimas :

07/11/2025 15:30

RCN Impressa

Rede Catarinense de Notícias - 860

Delas Summit 2025: Com público recorde, evento mostrou a força do empreendedorismo feminino

Por Rita Lombardi

 Publicado 07/11/2025 15:03  – Atualizado 07/11/2025 15:30

 A cerimônia de abertura  contou com as presenças da vice-governadora Marilisa Boehm; do presidente do Sebrae, Décio Lima; do secretário de Estado, Silvio Dreveck; e de outras autoridades e lideranças do Sebrae
  • A cerimônia de abertura contou com as presenças da vice-governadora Marilisa Boehm; do presidente do Sebrae, Décio Lima; do secretário de Estado, Silvio Dreveck; e de outras autoridades e lideranças do Sebrae (Fotos: Fabrício de Almeida)

Encontro promovido pelo Sebrae reuniu mais de 7 mil participantes e reforçou o papel das mulheres na inovação e nos negócios no Brasil

O Delas Summit 2025 encerrou sua terceira edição consolidado como o maior evento de empreendedorismo feminino do país. Realizado em Florianópolis, nos dias 30 e 31 de outubro, reuniu 7,5 mil participantes presenciais e mais de 10 mil online, vindos de 21 estados, um retrato da diversidade e força das mulheres empreendedoras brasileiras.

Abertura prestigiada
A programação incluiu mais de 120 palestrantes e 16 horas de conteúdo, em dois dias de evento. A cerimônia de abertura contou com as presenças da vice-governadora de Santa Catarina, Marilisa Boehm; do presidente do Sebrae, Décio Lima; da diretora de Administração e Finanças do Sebrae Nacional, Margarete Coelho, além de autoridades locais e de representantes do Sebrae no estado.
Em sua manifestação, a vice-governadora destacou a importância do Delas Summit. “Este é um movimento vivo, um encontro de mentes e corações que acreditam no poder transformador das mulheres. Celebramos a força de quem não espera as oportunidades, as cria”, destacou.

Papel estratégico
O presidente do Sebrae, Décio Lima, ressaltou o papel estratégico dos pequenos negócios na economia brasileira, na geração de empregos e oportunidades. “No ano passado, dos quase 1,7 milhão de postos de trabalho criados, cerca de 1,3 milhão estavam nas micro e pequenas empresas. Além disso, tivemos a abertura de 4,1 milhões de novos negócios”, comentou.
Décio lembrou ainda a atuação do Sebrae para ampliar o acesso dos empreendedores, em especial das mulheres donas de negócios, ao crédito, por meio do Acredita Delas. “O Sebrae está abrindo as portas do sistema financeiro aos empreendedores. Somos o avalista. Com isso, antecipamos o nosso sonho, pois buscar o crédito não é esperar o negócio, é antecipar a construção do propósito”, acrescentou.

Perfil das participantes
Com estrutura inclusiva e foco em inovação, conexões e protagonismo, o evento apresentou um balanço inédito sobre o perfil das participantes. Segundo pesquisa realizada durante o encontro, 80% são de Santa Catarina; 67% já possuem empresa formalizada e 20% têm ideia de negócio em fase inicial.

Os principais desafios citados foram elaborar o plano de negócios (41%) e validar a ideia (24%).
Entre os segmentos mais representativos estão os serviços (29,5%) e o setor de saúde e bem-estar (16,6%), áreas em que as mulheres se destacam por soluções criativas e sustentáveis. O levantamento também mostrou que 44,5% das participantes são microempreendedoras individuais; 35,3% possuem microempresas e 9,2% Empresas de Pequeno Porte, confirmando a relevância dos pequenos negócios liderados por mulheres no ecossistema nacional.

Outro dado relevante é grande interesse em informações estratégicas: 58% buscam pesquisas de mercado e 74% desejam conteúdos sobre oportunidades de negócios. As redes sociais seguem como principal meio de atualização e networking para 85% das empreendedoras.

 

Siga-nos no Google notícias

Google News
  • Página reproduzida por mais de 30 jornais de todos as regiões do Estado (Reprodução)

Tags

  • 2025
  • Delas Summit
  • empreendedorismo

Deixe seu comentário

Mais lidas