-
A tônica dos pronunciamentos se concentrou na magnitude do programa Universidade Gratuita e a contribuição da Acafe para sua realização (Fotos: Vanessa Karinie/Jornalismo Adjori/SC)
Em cerimônia realizada em Florianópolis, com a presença do governador Jorginho Mello, foi dada posse à nova diretoria da Associação Catarinense das Fundações Educacionais, tendo à frente a reitora da Universidade Regional de Blumenau (FURB)
A nova diretoria da Associação Catarinense das Fundações Educacionais (Acafe) tomou posse na noite de segunda-feira (20), em cerimônia realizada no Hotel Majestic, em Florianópolis. A reitora da Universidade Regional de Blumenau (FURB), Márcia Sardá Espíndola, assumiu a presidência da entidade, tendo como vice-presidente o reitor da Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC), Ricardo Antonio De Marco.
Antes da cerimônia, foi realizada uma coletiva de imprensa com a presença do governador Jorginho Mello, da secretária de Estado da Educação, Luciane Ceretta, e da nova presidente da Acafe. O governador destacou a relevância da associação para o ensino superior catarinense e reafirmou o apoio do Estado às universidades comunitárias. “A Acafe é uma associação importante, que tem um papel fundamental na educação superior de Santa Catarina, pela qualidade de seus quadros e pela articulação que faz, especialmente no programa Universidade Gratuita”, afirmou Jorginho.
Durante a coletiva, Márcia Sardá Espíndola ressaltou o compromisso da nova gestão com o fortalecimento das instituições comunitárias e a continuidade do programa Universidade Gratuita. “Temos uma missão importante no próximo ano, que será o da consolidação da implantação do programa. Vamos trabalhar com prioridade no ajuste de processos e na entrega das contrapartidas à comunidade”, destacou.
Presença feminina
A secretária de Estado da Educação, Luciane Ceretta, elogiou a nova diretoria e afirmou que o critério essencial na gestão pública e educacional deve ser a competência. “Vejo com naturalidade a presença de duas mulheres em postos importantes na área da Educação em Santa Catarina. O que deve determinar é a dedicação e o comprometimento com aquilo que fazemos”, afirmou.
Pronunciamentos
Também prestigiaram a cerimônia de posse, reitores de diversas universidades comunitárias, filiadas à Acafe, lideranças políticas e empresariais.
A tônica dos pronunciamentos se concentrou no programa Universidade Gratuita, que desde sua criação, em 2023, já assegurou acesso ao ensino superior a cerca de 50 mil estudantes. “Hoje já iniciamos a fase das contrapartidas, momento em que os formandos vão dar sua retribuição à sociedade, o que reforça a importância e a magnitude desse programa”, ressaltou a secretária de estado da Educação, Luciane Ceretta.
Representando a Assembleia Legislativa de Santa Catarina, a deputada Luciane Carminatti (PT) elogiou o governador Jorginho Mello por ter sancionado uma demanda dos parlamentares, a de garantir a permanência de estudantes carentes durante o processo de formação. Ressaltou que a harmonia e independência dos Poderes resultam em benefícios para toda a sociedade.
Jorginho Mello finalizou a sequência de pronunciamentos reforçando seu compromisso com a Educação em Santa Catarina e agradecendo a Acafe e também a Ampesc (Associação de Mantenedoras Particulares de Educação Superior de Santa Catarina) pelo êxito do programa Universidade Gratuita.
Acafe
Para celebrar seus 50 anos de fundação, a Acafe editou um livro relatando a trajetória da Associação e das 14 universidades comunitárias de Santa Catarina filiadas. A obra, entregue a todos os presentes na cerimônia, ressalta a missão de representar, fortalecer e articular o sistema de ensino superior comunitário no Estado, promovendo o desenvolvimento educacional, científico e social catarinense.
-
Página publicada por mais de 30 jornais abrangendo todas as regiões do Estado (Reprodução)
Tags
- Acafe
- Educação
- Ensino Superior
- Florianópolis
- Furb
- jorginho mello
- Luciane Ceretta
Deixe seu comentário