

-
Lideranças do Sebrae, do meio político e empresarial marcaram presença no evento, que reuniu membros do Executivo municipal de todas as regiões de Santa Catarina (Fotos: Fabrício Ameida)
Seminário exclusivo para gestores públicos, promovido pelo Sebrae/SC, debateu, de 6 a 8 de outubro, em Florianópolis, o papel estratégico da educação como ferramenta para o desenvolvimento territorial sustentável
Com o objetivo de fortalecer a educação como pilar para o desenvolvimento dos municípios, o Sebrae/SC realizou, entre os dias 6 e 8 de outubro, o Seminário Estadual de Educação Empreendedora 2025, em Florianópolis.
O encontro reuniu 326 representantes de municípios, entre eles 63 prefeitos e 9 vice-prefeitos, em três dias de programação voltada à integração e à formação de lideranças públicas.
Impactos
O seminário reforçou o papel estratégico da educação no desenvolvimento territorial sustentável e mostrou, na prática, como uma educação de qualidade, alinhada às demandas do século XXI e orientada para o empreendedorismo, pode fortalecer políticas públicas e gerar impactos concretos na sociedade.
“Acreditamos que a transformação dos nossos municípios passa, fundamentalmente, pela sala de aula. Este seminário foi um momento estratégico de imersão para os gestores públicos. Ao investir na formação de crianças e jovens com mentalidade empreendedora, estamos preparando cidadãos mais protagonistas e construindo cidades mais inteligentes, humanas e sustentáveis”, destacou o diretor técnico do Sebrae/SC, Fábio Búrigo Zanuzzi.
Grandes nomes
A programação inspirou, qualificou e instrumentalizou os gestores públicos, reunindo grandes nomes e instituições de referência. A palestra magna de abertura foi ministrada pela economista Zeina Latif, ex-secretária de Desenvolvimento Econômico de São Paulo. Outro destaque foi a palestra sobre Inteligência Artificial na Educação, conduzida por Martha Gabriel, referência em negócios, tendências e inovação na América Latina.
Cases
O evento contou ainda com painéis que apresentaram casos de sucesso de municípios como Ascurra, Mafra e Maravilha, debates sobre compras públicas de inovação com a participação da (Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE), da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), além de representantes do Ministério da Educação, Ministério da Cultura,, Instituto Ayrton Senna, Conselho Estadual de Educação, União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME), Junior Achievement e Fundação Getúlio Vargas (FGV) e startups de educação.
Cidade Empreendedora
O programa Cidade Empreendedora, criado pelo Sebrae/SC, visa melhorar o ambiente de negócios dos municípios. A Educação Empreendedora é um dos pilares de ação da iniciativa, ao lado de Liderança, Desburocratização, Sala do Empreendedor, Inovação, Sustentabilidade e Compras Públicas. Atualmente, 170 municípios catarinenses participam do projeto.
-
Página publicada por mais de 30 jornais abrangendo todas as regiões do Estado (Reprodução)
Tags
- Educação
- empreendedorismo
- município
- Seminário
Deixe seu comentário