

-
Presidente do Sebrae nacional, Décio Lima, destacou a importância da iniciativa que está percorrendo todo o país (Fotos: Fabrício Almeida)
Durante dois dias, evento em Florianópolis ofereceu consultorias, palestras e orientação gratuita a micro e pequenas empresas com o objetivo de fortalecer a saúde financeira dos empreendimentos
Com o objetivo de facilitar o acesso ao crédito e fortalecer a saúde financeira dos pequenos negócios, o Sebrae/SC realizou nos dias 23 e 24 deste mês, em Florianópolis, o 1º Mutirão de Crédito Acredita Sebrae. O evento ofereceu em um único espaço consultorias, palestras e atendimento direto com instituições financeiras parceiras.
Na abertura, o presidente do Sebrae nacional, Décio Lima, destacou a importância da iniciativa para reduzir as barreiras enfrentadas pelos micro e pequenos empresários. “O Mutirão Acredita Sebrae é uma iniciativa que já está percorrendo todo o país. Nosso foco principal é abrir uma porta do sistema financeiro para aqueles que historicamente não tinham acesso, que são os micros e pequenos empreendedores. O Sebrae passou a abrir essa porta”, afirmou.
Segundo Lima, a falta de garantias tem sido um dos principais entraves para a concessão de crédito. “Hoje é comum até mesmo familiares não avalizarem uns aos outros, e isso fecha as portas do sistema financeiro. O Sebrae atua como garantidor e avaliador desse crédito, permitindo que o empreendedor consiga recursos de forma assistida e com segurança para crescer”, explicou.
O presidente também ressaltou os avanços recentes da política de crédito conduzida pela instituição. “Em quase 30 anos, o Sebrae conseguiu pulverizar em torno de 1 bilhão de reais em crédito. Neste ano, já devemos garantir uma carteira de 12 bilhões, com potencial de chegar a 30 bilhões a partir da estrutura de garantias que construímos no Sebrae Nacional”, destacou.
Durante os dois dias de evento, os empresários tiveram acesso gratuito a diagnóstico financeiro, consultorias especializadas, orientações sobre renegociação de dívidas e sobre o uso do Fundo de Aval às Micro e Pequenas Empresas (FAMPE), que pode cobrir até 100% do valor financiado. Também foram promovidas palestras sobre educação financeira e reforma tributária, além de atendimento direcionado a mulheres empreendedoras pelo programa Sebrae Delas.
Para Décio Lima, Santa Catarina tem papel de destaque nesse cenário. “O Sebrae catarinense é hoje o quarto do país em resultados de crédito para os pequenos negócios. Isso mostra o potencial da economia inclusiva do estado, que sempre se estruturou em bases industriais e agrícolas pulverizadas, sem concentração de renda, e que hoje serve de paradigma para o Brasil”, avaliou.
-
Página veiculada por mais de 30 jornais, de diferentes regiões do Estado (Reprodução)
Deixe seu comentário