

-
O trade catarinense recebeu com entusiasmo o projeto estratégico de promoção turística (Fotos: Fabrício de Almeida)
Embratur e Sebrae, em parceria com o Governo do Estado, apresentaram ao trade turístico catarinense as diretrizes para fortalecer a imagem de Santa Catarina como um destino de experiências atrativas no cenário global
O trade catarinense recebeu com muita satisfação o Plano Brasis, apresentado nesta segunda-feira, 11, em Florianópolis, pela Embratur e Sebrae Nacional. A iniciativa, que tem a parceria com o Governo de Santa Catarina, promete consolidar o estado como um destino internacional competitivo.
No encontro, foram detalhadas as diretrizes de promoção internacional de Santa Catarina, com ênfase nos diferenciais e nas potencialidades do estado para o mercado turístico global.
Giro pelo Brasil
O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, explicou que o Plano Brasis leva esse nome justamente pela enorme diversidade de atrações, peculiaridades e apelos turísticos presentes em todo o território brasileiro.
Segundo Freixo, a Embratur vai percorrer todos os Estados do país, consolidando as parcerias com o poder público estadual e municipal e com os agentes do trade e, com isso, atingir as metas traçadas: alcançar 8,1 milhões de turistas estrangeiros, em 2027, com faturamento da ordem de 7,5 bilhões no segmento turístico.
Na jornada em Santa Catarina, a Embratur deixou claro que toda a estratégia traçada é baseada em dados, e que é preciso muita sinergia entre as ferramentas de promoção turística e os agentes envolvidos. “Toda promoção tem que ter foco na conversão de resultados”, ensinou Freixo.
Aplauso
A presidente da ABIH/SC, Margot Rosenbrock elogiou a iniciativa. “ Com planejamento, estratégia e investimento, a promoção turística internacional de Santa Catarina chegará muito mais longe”. O presidente do Conselho do Sebrae/SC, Renato Carvalho, demonstrou otimismo com o Plano Brasis, lembrando a força turística de Santa Catarina: 500 mil turistas estrangeiros no primeiro semestre deste ano.
Hegemonia catarinense
Décio Lima mostrou grande satisfação por ver a presença marcante de catarinenses em postos chave na poderosa estrutura do Sebrae. “ Como catarinense, não esperava estar no comando do Sebrae em um momento tão especial para o nosso estado. O Sebrae subiu da 20ª posição para a quarta colocação entre as marcas mais valiosas do mercado, comemorou.
Ele lembrou que o presidente do Conselho Nacional é José Zeferino Pedroso e que a presidência da Associação Brasileira de Sebraes Estaduais está nas mãos de Anacleto Ortigara. Ambos catarinenses. Décio Lima também destacou que foram realizados 600 milhões de atendimentos pelo Sebrae e a importância dos pequenos negócios para a economia catarinense e brasileira. “As micro e pequenas empresas representam 97% do setor do turismo no Brasil”, reforçou.
SC no contexto turístico global
Alguns indicadores apontam Santa Catarina com um elevado potencial de crescimento. O levantamento realizado pela Embratur destaca:
. De janeiro a julho deste ano, SC registrou 549 mil chegadas internacionais, 67% a mais do que no mesmo período de 2024
. O Floripa Airport é o terceiro maior do país e conecta SC com 7 países: Argentina, Uruguai, Paraguai, Chile, Peru, Panamá e Portugal.
. O Estado conquistou duas grandes marcas pela Unesco:
Florianópolis, como cidade criativa da Gastronomia e o Geoparque Caminhos dos Cânions do Sul como um Patrimônio Unesco
. Florianópolis foi o 4º destino global mais procurado
. Parque Beto Carrero foi eleito o 2º melhor parque temático do mundo
. Santa Catarina foi escolhida como cenário de novela que será distribuída para 90 países
. Número de visitantes estrangeiros cresceu 48,2% no país e 71% em SC
Ações em desenvolvimento no Plano Brasis
Manter a participação em grandes eventos, como FEIXPO Latin America 2025, realizada em junho, e que está incorporada ao Calendário de Feiras da Embratur há alguns anos
Fortalecer o projeto Famtour - ação estratégica para trazer profissionais estrangeiros – operadores e agentes de turismo – ao Brasil e proporcionar uma maior familiarização com os destinos. O foco, hoje, está voltado aos países Bolívia e Peru
Estimular o uso da Plataforma de cursos on-line Brasil Travel Specialist que tem Módulos Ecoturismo, Aventura e MICE - turismo de negócios e evento
Prosseguir com Campanha Digital pelo Programa de Aceleração do Turismo Internacional - PATI com companhias áreas, como Latam e JetSmart
Divulgar Rota Assunção-Florianópolis
Promover três destinos por meio do Visit Brasil News
Reforçar o Programa Novas Rotas (Costa Verde & Mar)
Implementar Plano de Ação para Promoção Internacional
-
Página publicada por mais de 30 jornais, abrangendo todas as regiões do estado (Reprodução)
Deixe seu comentário