

-
Presidente do CRECI, Marcelo Brognoli (Fotos: Divulgação)
Por Marcelo Brognoli, Presidente do CRECI-SC
Santa Catarina vive um verdadeiro boom no mercado imobiliário. Somos o segundo maior do país e o que mais cresce no setor. Um avanço que tende a permanecer consistente. Afinal, de acordo com o IBGE, Santa Catarina é o segundo estado com maior crescimento populacional e o que mais recebeu imigrantes: quase 500 mil novos moradores. E onde há necessidade de moradia, está o mercado imobiliário, a construção civil e, naturalmente, o corretor de imóveis.
É nesse contexto que o Conselho Regional de Corretores de Imóveis de Santa Catarina (CRECI-SC) lança um alerta: sem qualificação, fiscalização robusta e mudança na lei, esse avanço pode trazer também um aumento no exercício ilegal da profissão e insegurança jurídica, em prejuízo de toda a sociedade.
Por isso, reveste-se da maior importância o Encontro Estadual de Delegados do CRECI-SC, nestes dias 24 e 25 de setembro, em Fraiburgo. Desde a gestão passada, o Conselho está cada vez mais presente em todas as regiões, ouvindo as demandas e levando soluções aos profissionais de cada município. Como parte desse movimento, o engajamento dos delegados e conselheiros do CRECI-SC, trabalhando em cada canto do estado, é fundamental para nossos objetivos com essa campanha em defesa dos interesses dos corretores e da sociedade. E é esse um dos principais debates que faremos na nossa bela capital brasileira da maçã.
NÚMEROS POSITIVOS
Os dados mostram que desde 2021 houve um aumento de 94% nos lançamentos de imóveis (CBIC/Brain), sendo que quatro das cinco cidades mais valorizadas do país são catarinenses: Balneário Camboriú, Itapema, Itajaí e Florianópolis (FipeZap). O estado, em especial o litoral, consolidou-se como o motor do mercado imobiliário da Região Sul, sendo responsável por impressionantes 65% do Valor Geral de Vendas (VGV) de empreendimentos lançados entre março de 2024 e março de 2025. Esse protagonismo se intensificou no primeiro trimestre de 2025, com os lançamentos catarinenses representando 73,5% de toda a região Sul.
Estamos diante de um momento histórico. O mercado catarinense nunca foi tão relevante e isso exige respostas imediatas. Não basta comemorar os números: precisamos de mecanismos de proteção para o consumidor e de valorização da profissão.
EXCELÊNCIA PROFISSIONAL, SÓ COM CORRETOR DE IMÓVEIS
Com o slogan “O mercado imobiliário que mais cresce no Brasil exige excelência profissional: corretor de imóveis”, o CRECI-SC sintetiza sua mensagem em uma campanha de comunicação para impactar o conjunto da sociedade.
Entre as medidas defendidas pelo Conselho estão a aprovação urgente do PL 3614/2015, que transforma em crime o exercício ilegal da profissão, acabando com a impunidade dos falsos corretores. Além disso, o CRECI-SC trabalha com programas de qualificação, como a recém-lançada pós-graduação inédita para corretores, palestras gratuitas em todo o estado, bem como mais de 13 cursos EAD, igualmente gratuitos.
Não podemos aceitar que um decreto de 1941 ainda regule uma atividade que movimenta bilhões e lida com o maior patrimônio das famílias. Atuar sem CRECI precisa ser crime. É hora de atualizar a lei e proteger a sociedade. Pela legislação atual, o exercício ilegal da corretagem de imóveis é uma contravenção, com penas brandas. Para desestimular tal prática, o CRECI-SC defende a criminalização, com penas mais rigorosas.
Para se ter uma ideia, nossa equipe de fiscalização vem trabalhando muito, com mais de 40 mil pessoas visitadas por ano, com nossos 17 agentes atuando em todo o estado. Além do cuidado para que os profissionais atuem de forma correta e ética, já realizamos mais de 5 mil autuações contra falsos profissionais desde 2022, com índices alarmantes de reincidência por falta de punição efetiva.
Por lei, o CRECI-SC não tem poder de punir os ilegais, justamente por não fazerem parte dos credenciados. Nós podemos autuar e encaminhar ao Ministério Público, onde correm esses tipos de processos. Mas é fundamental que se diga que o exercício ilegal da profissão de corretor de imóveis expõe a sociedade a riscos gravíssimos, como fraudes, contratos nulos, prejuízos financeiros e falta de respaldo legal em negociações complexas. A população, os investidores e, principalmente, aqueles que estão chegando ao nosso estado, merecem a garantia de que suas transações imobiliárias serão conduzidas por profissionais devidamente qualificados e fiscalizados.
PÓS-GRADUAÇÃO
Encerro este texto reforçando o convite aos corretores e corretoras de imóveis para inscreverem-se na especialização em “Gestão, Inovação e Desenvolvimento de Negócios Imobiliários - Liderança e Inovação no Mercado Imobiliário", idealizada pelo CRECI-SC e realizada em parceria com o Centro Universitário Cesusc - UNICESUSC. E aproveite o desconto de 25% para os corretores de imóveis de Santa Catarina! As informações e matrículas são feitas pelo WhatsApp 48 98482-4196.
Nós elaboramos esse projeto como um dos pontos altos de nossa proposta educativa e baseados em uma pesquisa do CRECI-SC, segundo a qual cerca de 60% dos corretores de imóveis possuem curso superior em Santa Catarina, sendo 10% com curso Tecnólogo em Gestão de Negócios Imobiliários e 50% com formação em outras áreas do conhecimento. O curso é coordenado por nosso ex-presidente e atual diretor-adjunto do CRECI Educação, Fernando Willrich.
Com uma proposta inovadora, multidisciplinar e alinhada às exigências de uma realidade em constante transformação, o curso foi estruturado em três eixos temáticos: Fundamentos Jurídicos e Regulatórios para Negócios Imobiliários, Gestão Estratégica e Desenvolvimento de Negócios Imobiliários e Marketing e Inovação no Mercado Imobiliário. A carga horária total é de 360 horas/aula em disciplinas obrigatórias. Em um mercado competitivo e em franco crescimento, a capacitação faz toda a diferença!
Tags
- brasil
- Consumidor
- Corretor de imóveis
- Corretores de imóveis
- Creci
- Geral
- Mercado
Deixe seu comentário