Quando você faz suas compras no supermercado – seja escolhendo um produto com melhor custo-benefício, percebendo um novo layout de loja, experimentando um lançamento ou sendo bem atendido – talvez não imagine que muito desse resultado tem origem na imersão que reúne anualmente os principais players do setor: a ExpoSuper.

Este ano, com o tema Inteligência de Negócios para o Varejo, a 36ª ExpoSuper foi realizada entre 16 e 18 de junho no Expocentro Balneário Camboriú. Foi uma edição histórica, com mais de 300 expositores e uma área de mais de 16 mil m² que recebeu milhares de empresários e profissionais do varejo alimentar. Tivemos uma fila de espera de mais de 120 empresas para expositores – o que deixa claro o tamanho do nosso setor e o quanto Santa Catarina precisa pensar em novos espaços para eventos desse porte.

Mas o que tudo isso tem a ver com o dia a dia de quem vai ao supermercado?
A resposta está na essência da ExpoSuper: preparar, inspirar e transformar a experiência de compra do consumidor. Durante três dias, nosso setor discutiu tendências com especialistas de renome, como Caio Coppolla (CNN Brasil), Lásaro do Carmo (Optimize Consulting), Ricardo Wagner (IA), Bia Bottesi (Meta Brasil), Erich Shibata (Cimed) e Clóvis de Barros Filho (USP), entre outros.

Foram debates sobre economia, inteligência artificial, transformação digital, cultura corporativa, reforma tributária, Brasil–China, sucessão familiar e estratégia de branding. Tudo isso pensando em como sermos mais eficientes, acolhedores e inovadores no atendimento ao consumidor. Oficinas práticas, como as de açougue e panificação, também ajudam a melhorar a qualidade dos produtos e serviços que chegam até você.

Santa Catarina tem tradição em redes próprias de supermercados, muitas delas de origem familiar. Hoje, somos o segundo maior segmento arrecadador de impostos do Estado. E a cada ExpoSuper, o reflexo desse desenvolvimento chega até a sua próxima ida ao supermercado.

Porque, no fim das contas, tudo o que debatemos, aprendemos e negociamos no evento tem um único objetivo: fazer com que sua experiência de compra seja cada vez melhor.

Alexandre Simioni é presidente da Acats