O mundo quer conhecer o Brasil, que já figura na 12ª posição entre destinos mais procurados pelos turistas. De janeiro a maio de 2024, entraram no país 306 mil turistas, representando um aumento de 51% em relação ao mesmo período do ano passado (que foi de 202 mil pessoas).

Neste cenário, Santa Catarina foi o quinto estado brasileiro que mais recebeu turistas até agora neste ano. O empreendedorismo está presente nas atividades culturais, nas agências de viagem, no comércio, na produção cultural. O turismo tem potencial para representar bem mais de 8% do PIB. O momento econômico que vivemos coloca o Brasil em uma posição de protagonismo internacional.

As companhias aéreas também se organizam e já começam a ofertar voos que saem direto de Santa Catarina para Europa. Isso mostra que nosso estado está preparado para este novo momento.
Hoje no Brasil, existe 1,78 milhão de empresas no setor de Turismo. Deste total, 97,4% são de pequenos negócios. Em 2023, das 35 mil empresas de turismo abertas, em Santa Catarina, 90% são micro, pequenas e médias empresas. Só na capital Florianópolis, existem 12,2 mil pequenos negócios ativos neste setor. Esses negócios estão nos bares e nos restaurantes do nosso estado e de todos do país. O turismo voltou e a marca Brasil está por toda parte. Junto a este movimento, que contagia o país, estão os pequenos negócios.

O Turismo também é geração de empregos. Dos 1,46 milhões de vagas formais criadas no país em 2023, 8,4% foram do setor. Ainda no emprego no ano passado, em Santa Catarina, foram 5,1 mil postos de trabalho formais no setor do Turismo, o que representa 8,1% das 62,3 mil vagas formais gerados no estado. A marca Brasil tem a cultura, a diversidade, o ritmo, as cores do nosso país. Tem a alegria e a criatividade do povo brasileiro.

As micro e pequenas empresas e o MEI preponderam no Turismo, por isso o Sebrae atua fortemente, capacitando e sendo parceiro desses negócios e das instituições que respondem pela temática, como a Embratur e o Ministério do Turismo, além de tantas outras. O Sebrae trabalha na promoção do Turismo devido a sua relevância na economia mundial, pela presença massiva de pequenos negócios e porque é uma vocação do Brasil que, com o seu potencial, vem se tornando uma referência mundial. O turismo internacional injetou mais de R$ 34,5 bilhões na economia brasileira, ano passado.
O Turismo apresenta relação direta com o tipo de desenvolvimento que a instituição tem como missão. Esta promoção precisa acontecer de forma sustentável e inclusiva, valorizando a gente brasileira, a diversidade, com foco no fortalecimento das identidades e singularidades (aquilo que é genuíno) que se expressam na gastronomia, na música, nas festividades.

No apoio ao desenvolvimento de novos produtos e serviços, de novos destinos turísticos, o Sebrae atua em cinco eixos. Na governança, o turismo tem uma relação de interdependência com o desenvolvimento do território; na inovação, o setor demanda um processo constante de inovação para se manter competitivo; na sustentabilidade - a econômica, ambiental e social -, valoriza as identidades e singularidades do país; na experiência, possibilita aos turistas vivências memoráveis, criando vínculos e engajamentos com o destino visitado; e no marketing, atuando para posicionar os produtos e destinos turísticos no mercado.

A marca Brasil tem o DNA dos pequenos negócios. O governo Lula e do vice-presidente Geraldo Alckmin colocou o país de volta no mercado internacional. O Turismo é a felicidade de levar a riqueza cultural brasileira para o mundo com os pequenos negócios.