Marina leva São Paulo
O PSB caminha a passos largos para ter candidato em São Paulo. Em Recife, os socialistas avaliaram que o esgotamento, após 12 anos de PT na Presidência, também se aplica aos 19 anos de PSDB em São Paulo. "O vento que sopra lá é parecido com o que quer acabar com a dicotomia PTxPSDB", diz o líder do PSB na Câmara, Beto Albuquerque. (Ilmar Franco - O Globo)

Os limites do Orçamento Impositivo
O pagamento obrigatório das emendas individuais dos parlamentares não é totalmente garantido. O governo pode alegar “impedimentos de ordem técnica” para não liberar os recursos no final do ano. Os órgãos têm até abril para informar os problemas. Líderes dos partidos sentenciam: abril será a hora da verdade. (Ilmar Franco - O Globo)

Arthur Chioro já começa a montar equipe no Ministério da Saúde
 A partir de sua posse no Ministério da Saúde, prevista para o início de fevereiro, Arthur Chioro terá total autonomia da presidente Dilma Rousseff para montar sua equipe, conforme apurou a repórter do G1 Juliana Braga. A princípio, ele não deverá fazer grandes mudanças e pretende manter a equipe que já está tocando os projetos da pasta.

Mas duas trocas já devem ser feitas nos primeiros momentos de sua gestão. Uma alteração será na Secretaria Executiva, a mais próxima ao gabinete de qualquer ministro. No lugar de Márcia Aparecida do Amaral, deve entrar Fausto Pereira dos Santos, atualmente diretor do Departamento de Regulação, Avaliação e Controle da pasta.

Fausto Pereira dos Santos foi diretor-presidente da ANS por seis anos, em dois mandatos seguidos, e foi secretário-adjunto de Saúde de Belo Horizonte quando Fernando Pimentel era prefeito da capital mineira.

Com a troca, Chioro contempla o PT de Minas, que também queria fazer o sucessor de Padilha. Com a Secretaria Executiva e a de Atenção à Saúde (SAS) — que possui o maior orçamento do ministério — o PT mineiro controla as duas principais secretarias. A SAS é comandada por Helvécio Magalhães, outro ex-auxiliar de Pimentel.

Outra substituição deverá ser do secretário de Gestão Estratégica e Participativa, Odorico Monteiro, que deve se afastar para concorrer a uma vaga na Câmara dos Deputados. Ainda não foi acertado um nome para seu lugar.

O escolhido para substituir Alexandre Padilha foi indicado pelo ex-presidente Lula, que fica contemplado na reforma ministerial. Dilma conheceu Chioro numa visita a São Bernardo, cujo prefeito, Luiz Marinho, é muito próximo do ex-presidente. Com isso, Dilma pode conter o ímpeto do antecessor em interferir em novas nomeações. (Gerson Camarotti - G1)

Nem aí - Marina Silva (PSB) não quis comentar e deu ordem para não comentarem a declaração de FHC de que seu objetivo é criar o próprio partido, e não eleger Campos.

Puritanismo - Dirigentes do PSB temem nova dor de cabeça com a Rede: o financiamento de campanhas. Pessebistas receberam sinais de que os marineiros aspiram vetar doações de empresas. (Bernardo Mello Franco - Editor interino do Painel - Folha de S. Paulo)

NA PISTA
Ex-prefeito de Belo Horizonte, o engenheiro Aloisio Vasconcelos é cotado entre dirigentes do PMDB de Minas para substituir o deputado Antônio Andrade no comando do Ministério da Agricultura.

DUAS VERSÕES
PMDB aposta que Cid Gomes (PROS-CE) pode apoiar Eunício Oliveira à sua sucessão, após faturar a Integração, mas o Pros espalha que o senador pemedebista quer mesmo é ser presidente do Senado. (Cláudio Humberto - site Diário do Poder)