Ama Serra Catarinense emite Nota sobre conduta que afronta política de proteção às pessoas com TEA
-
(Fotos: freepik)
Fato ocorreu com um colaborador da empresa Star Jump Trampolins, localizada no Lages Shopping Center
Confira o posicionamento da Ama Serra Catarinense
Nota de Repúdio
A AMA SERRA CATARINENSE vem a público, repudiar a conduta de colaboradores da empresa STAR JUMP TRAMPOLINS, localizada no LAGES SHOPPING CENTER, pelo fato ocorrido na data de 13/01/24 (sábado), onde a empresa através de sua colaboradora ordenou e forçou a retirada de uma criança com Transtorno do Espectro Autista de dentro de um dos seus equipamentos, contra a vontade da responsável e de forma completamente inadequada.
O fato em si, causou sérios transtornos emocionais e psicológicos à criança, ocasionando estresse traumático em seu comportamento diário.
A empresa justificou a retirada forçada da criança pela não utilização da meia antiderrapante, justificativa esta que não possui normativa para regulamentar a conduta por parte da empresa. A atitude da empresa STAR JUMP TRAMPOLINS é ABUSIVA e afronta o Estatuto da Pessoa com Deficiência (Lei nº. 13.146/2015) e da Política de Proteção dos Direitos das Pessoas com Transtorno de Espectro Autista (Lei nº. 12.764/2012).
Outras condutas abusivas já foram relatadas por familiares de crianças com TEA, em que a empresa obrigava os pais a acompanharem seus filhos, nos equipamentos, sendo que estes apresentavam autonomia para as brincadeiras sem a necessidade de acompanhante, caracterizando atitudes capacitistas por parte dos colaboradores desta mesma empresa.
Nosso apoio à criança e seus familiares.
Solicitamos às autoridades competentes a apuração dos fatos para que as medidas legais sejam tomadas com a devida responsabilização dos envolvidos.
Casos como este reforçam a DISCRIMINAÇÃO e impedem a INCLUSÃO de AUTISTAS em nossa sociedade!
Flávio Formento Antunes
Presidente AMA SERRA CATARINENSE
Deixe seu comentário