Nos primeiros 10 anos deste século, aconteceram mudanças significativas no Marketing e na Comunicação. E, consequentemente, no ranking das marcas estelares que atuam no mercado brasileiro. Algumas se destacaram mais e outras perderam um pouco o brilho. Esta foi também a década em que outras disciplinas de comunicação de marketing, que não a publicidade tradicional, conquistaram importância.
Um fenômeno que, nunca é demais ressaltar, marcou decisivamente a primeira década deste novo século foi o crescimento vertiginoso das mídias digitais. No início de janeiro, por exemplo, chegou ao mercado brasileiro o ultimo invento da Apple, o I-Pad. Agora, toma-se conhecimento de um fenômeno de grande relevância na área das marcas digitais: A Motorola lança seu tablet Xoom.
A Motorola, através de um comercial extremamente provocativo em relação à Apple, (comercial está no Youtube) exibido durante o Super Bowl - principal evento esportivo do ano nos Estados Unidos, apresenta o seu tablet, o Xoom. A pergunta que se faz é uma: será que a Motorola, aproveitando a eventual fragilidade da Apple com a saída temporária de Steve Jobs poderá desbancar nesta década a marca da maçãzinha de sua atual posição de liderança?
E, segundo muitos especialistas em comunicação digital, este é apenas o começo do que vem por aí. Um outro fenômeno do mundo da marcas que merece ser ressaltado. A marca Sadia, que nasceu em Santa Catarina , está hoje presente em mais de 100 países. A sua presença na Rússia, é o foco de uma intensa campanha da marca e que está sendo veiculada em toda a mídia brasileira neste momento.
Voltando ao título que abre este artigo, o sonho de consumo de uma grande marca é conquistar seu lugar ao sol, na preferência e na mente dos consumidores. Uma pesquisa atualizada, encabeçada pela editora Empreendedor, reuniu 21 jurados de renome no mundo dos negócios, da publicidade e da comunicação para eleger quais as marcas nacionais e estrangeiras que deverão brilhar nesta década no mercado nacional. O resultado serviu de base para a publicação das revistas especiais Marcas do Século 21, uma edição dirigida ao mercado catarinense e a outra ao nacional, com lançamento em abril deste ano.
Além de textos inteligentes e diagramação criativa, as publicações exibem o conhecimento de profissionais da área de comunicação e marketing, empresários e empreendedores que desejam ter a dimensão dos bastidores de uma grande marca. Com a revelação de como as marcas encantaram os verdadeiros protagonistas do seu show de talentos, os consumidores. Cada vez mais bem informados e, por isso, mais exigentes e difíceis de serem conquistados. Apresentar a trajetória de sucesso, estratégias de comunicação e processo de formação da marca também é falar sobre o comportamento contemporâneo, as aspirações de hoje e necessidades cotidianas que envolvem o consumo.
* Francisco Socorro profissional de comunicação e marketing e, ao lado de Eloy Simões, coordenador do projeto Marcas do Século 21
Um portfólio de grandes marcas
Novatas e veteranas formam a seleção das “Marcas do Século 21”, publicação especial da editora Empreendedor
Algumas se mantêm no pódio, outras acabam de chegar à lista sinalizando mudanças de comportamento e preferência do consumidor. Num plano geral, o conjunto revela muito mais sobre o perfil que caminha o mercado catarinense e as gerações de produtos que influenciam e vão influenciar o modo de operar no cotidiano. De 2000 para cá, quando foi realizada a primeira edição do projeto “As Marcas do Século 21” da editora Empreendedor, 13 das catarinenses permanecem na lista e exibem maduro desempenho na segunda década. Caminham equilibradas as marcas Aurora, Dohler, Eliane, Hering, Karsten, Malwee, Marisol, Portobello, Perdigão, Sadia, Tupy, Tigre e Weg na aposta do corpo de jurados formado por profissionais de renome da área de comunicação, publicidade, propaganda e marketing do Estado. Todos a convite da editora Empreendedor.
E ainda as que também vão ganhar a cena e ingressar na seleção: Angeloni, Colcci, Consul, Duas Rodas, Dudalina, Intelbras, Seara e Tractebel. “Neste início de 2011, após 10 anos da realização da primeira edição do projeto “Marcas do Século 21”, novamente reunimos algumas das mais expressivas figuras do mundo dos negócios para a seguinte questão: quais as marcas que vão se destacar nesta década no mercado catarinense? A pesquisa será desdobrada em uma edição especial da editora Empreendedor que apresentará o resultado da votação, evidenciando a opinião de nossos jurados, suas visões de mercado e negócio. São cases que consagram a atuação das 21 marcas destaques em Santa Catarina”, conta o publicitário e professor Eloy Simões, um dos idealizadores da publicação ao lado do também publicitário Francisco Socorro. A edição catarinense “Marcas do Século 21” será lançada em abril deste ano. Mais informações no site www.marcasdoseculo21.com.br
As marcas:
1. ANGELONI
2. AURORA
3. COLCCI
4. CONSUL
5. DOHLER
6. DUAS RODAS
7. DUDALINA
8. ELIANE
9. HERING
10. INTELBRAS
11. KARSTEN
12. MALWEE
13. MARISOL
14. PERDIGÃO
15. PORTOBELLO
16. SADIA
17. SEARA
18. TIGRE
19. TRACTEBEL
20. TUPY
21. WEG
Deixe seu comentário