Ao assumir a gestão da FECAM, firmamos o compromisso de oferecer uma administração diferenciada, com base no tripé eficiência, tecnologia e economicidade. É preciso ousadia para inovar na gestão. Isso não nos faltou, com certeza. Mas não basta só ousar. Temos que saber utilizar as novas tecnologias e acreditar em projetos realmente inovadores. Apostar na equipe e nos parceiros. No nosso caso, os prefeitos, os secretário executivos e presidentes de associações de municípios. 

Por conta desase caminho de sucesso que acreditamos estar trilhando, acreditamos que temos o que comemorar nesse Dia Nacional da Inovação. A data foi criada a partir de uma iniciativa do ministério da Ciência e Tecnologia (MCIT), materializada através da lei 12.193, de 2010. 

Para atingir nossa meta de aplicar fortemente a inovação em todos os setores, contamos com a reconhecida capilaridade técnica e política da nossa entidade, desenvolvida ao longo de 40 anos. Ela é baseada na força e representatividade das 21 Associações de Municípios. Iniciamos dando ênfase à ideia de visitar todas elas

Entendemos que só assim os municípios passam a ter um entendimento maior de como é possível extrair benefícios com a utilização dos programas e transferências de informações oferecidos pela FECAM. São essas ações que, em última análise, vão melhorar a vida de cada cidadão. Como exemplo, podemos citar a tentativa de compra das vacinas para enfrentamento da pandemia. 

Desde a visita ao Instituto Butantan, em São Paulo, ainda em 2020, entendemos a gravidade da situação. A FECAM foi a primeira federação do país a firmar protocolo de intenção para adquirir os imunizantes que salvariam milhares de vidas. Não temos dúvidas de que foi por conta de iniciativas como esta que o governo federal resolveu agir, assumindo o controle da distribuição e fazendo a compra maciça das vacinas.

De nada adiantaria oferecermos novos serviços e falar em maior integração, se não tivéssemos tecnologia de ponta disponível para a comunicação com os municípios e os demais públicos com os quais interagimos. Colocamos em funcionamento um sistema de extrema qualidade, com controle da tecnologia e transparência absoluta. O novo portal já está perfeitamente adequado às novas regras definidas pela Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). A FECAM é ainda pioneira no desenvolvimento da ferramenta para gestão de LGPD no âmbito municipal. 

Modernizar a comunicação interna e externa da entidade sempre foi prioridade para nossa gestão. Criamos a Rede FECAM de Comunicação, com um moderno estúdio para produção de conteúdo nas diversas plataformas (rádio, tevê e web). Todo o conteúdo é desenvolvido por nossa equipe. A estrutura está à disposição dos prefeitos, das Associações e entidades parceiras. Além do já tradicional Guia dos Municípios, os profissionais da área produziram uma revista e estão encaminhando a edição de um livro com fotografias vencedoras de concurso realizado em todo o estado.  

Os colegiados setoriais foram reoxigenados. Paralelamente, ganhou força a formação das câmaras técnicas setoriais, onde foram debatidas políticas públicas para os municípios. A de Desenvolvimento Econômico, a de Assistência Social e a de Educação estão a pleno vapor, com encontros nas macrorregiões catarinenses.  

Uma conquista histórica para o municipalismo de Santa Catarina foi a instalação do gabinete de prefeitos e vice-prefeitos da FECAM na ALESC (Assembleia Legislativa de Santa Catarina). A importante parceria só foi possível graças ao empenho do presidente do Legislativo, o deputado Mauro de Nadal. A inédita iniciativa permite que prefeitos tenham à sua disposição uma estrutura de apoio exclusiva para os encaminhamentos junto aos parlamentares, bem como para atendimento a entidades ou munícipes.

Continuamos na busca por novos caminhos para oferecer o melhor para os municípios, prefeitos, executivos e associações de municípios. Sabemos que os mandatos são passageiros,