Presidente da CNDL está confiante, mas diz que é preciso melhorar a relação com o consumidor

O PIB brasileiro abaixo das expectativas em 2012 não afetou consideravelmente os números e nem tirou o ânimo do varejo. As vendas à prazo, a partir das informações fornecidas pelo SPC Brasil, apontam um crescimento de 6,75% nos índices do varejo no ano passado. A redução da taxa básica de juros, pelo Banco Central, o baixo índice de desemprego, as prorrogações da redução do IPI para eletrodomésticos, móveis e automóveis, o acesso facilitado ao crédito e a manutenção da confiança do consumidor ajudaram para que o comércio mais uma vez mostrasse sua força. Este contexto beneficia todo o ambiente social, pois o comércio é um dos maiores geradores de emprego do pais, onde as micro e pequenas empresas tem papel fundamental nas oportunidades de trabalho.

Para 2013, mantemos o otimismo. No entanto, para que possamos confirmar um índice satisfatório de vendas, deveremos estar preparados para atender o consumidor. O cliente está cada vez mais informado, muitas vezes em condições de igualdade com o nível de conhecimento do produto ou serviço que o vendedor possui. A portabilidade, as vendas pela internet, as diversas opções de canais de venda e o crescimento fantástico dos canais de relacionamento mostram que o lojista deve fazer uma reciclagem constante.

É preciso cada vez mais inovar no portfolio, no atendimento, no jeito de vender. É preciso entender a linguagem do cliente, atraindo rapidamente a atenção dos consumidores, pois estes tem uma gama de atrações que lhe são oferecidas nas 24 horas do dia.

Confirmando o cenário que projetamos, 2013 vai ser um ano interessante para o comércio, com muitas realizações e oportunidades de inovação. Com relação às soluções de infraestrutura, transporte e estadas, dentre outras prioridades que afetam nosso país, esperamos que as mesmas comecem a sair do papel, pois grandes eventos internacionais, como a Copa das Confederações, Copa do Mundo e Olímpiadas já estão à nossa porta e não dá para perder mais tempo.