Luiz Vicente Suzin, Presidente da Organização das Cooperativas do Estado de SC (OCESC)

Empresários catarinenses têm uma oportunidade única de abrir seus negócios com um dos países em maior expansão na Europa. A Romênia, considerada o Vale do Silício europeu, está de braços abertos para as empresas de Santa Catarina. A parceria vai ganhar ainda mais força com a missão lançada nesta segunda-feira, 29/5, em Iporã do Oeste. A Facisc e ACI de Iporã do Oeste lançaram uma missão empresarial para a Romênia. A missão vai acontecer de 16 a 24 de setembro de 2023.

Segundo o diretor de Relações Internacionais da Facisc, Sérgio Matte, essa missão representa uma oportunidade ímpar para as empresas explorarem novos horizontes e ampliarem suas fronteiras comerciais. “A Romênia, um país com uma economia em crescimento e um ambiente de negócios próspero, oferece diversas oportunidades para colaborações, parcerias e investimentos. Estamos confiantes de que essa missão empresarial abrirá portas para novas conexões, intercâmbios e negócios frutíferos.”

Para o presidente da Associação Comercial e Industrial de Iporã do Oeste, Milton Melz, a realização da missão reafirma o compromisso em fornecer ferramentas e suporte para que as empresas alcancem o sucesso em seus empreendimentos. “Reconhecemos a importância de expandir além das fronteiras locais e explorar mercados internacionais para impulsionar o crescimento e a competitividade de nossas empresas”, destaca.

A embaixadora da Romênia no Brasil, Monica Mihaela Stirbu, destacou a importância da parceria entre Romênia e Santa Catarina e disse que os dois países podem contribuir muito um com o outro. “A qualidade do ensino romeno é reconhecida mundialmente e é um dos motivos que atrai tantos investimentos estrangeiros. Investimentos fortes em pesquisa e desenvolvimento formando uma mão-de-obra altamente qualificada”. Empresas como Renault, Ford e Porsche na área automotiva, Microsoft, IBM, Amazon, Siemens na área de TI e Comunicação, abriram seus centros de pesquisas na Romênia. A maioria concentradas em centros universitários.

A programação também contou com uma apresentação cultural promovida pela Universidade da Transilvânia da cidade de Bra?ov, Romênia, que fez apresentação de Dança e Música Romena. O grupo está em turnê no Brasil, com apresentações no Rio de Janeiro, Iporã do Oeste e Brasília.

O espetáculo The Ensemble Virtuosos of the Transilvania University of Brasov, é alusivo a Diáspora Romena, ou seja, maio é o mês dos Romenos que vivem no exterior e aos 95 anos de relações Diplomáticas entre a Romênia e o Brasil. Na região do Extremo Oeste, nas cidades de Mondaí, Itapiranga, São João do Oeste, Tunápolis e Iporã do Oeste, a comunidade romena possui mais 10 mil descendentes.