Entre os mais impactados pela crise instaurada pela pandemia da Covid-19, o setor de turismo e eventos segue atento ao calendário de vacinação nacional. A imunização da população é a chave para a realização de festivais, feiras, congressos e concursos com presença do público e garante a retomada econômica.
Pelo mundo, o retorno das atividades presenciais acontece conforme a aplicação das doses. Nos Estados Unidos, algumas cidades já dispensam o uso da máscara em locais abertos e, graças ao retorno das conferências presenciais, as viagens de negócios voltaram a acontecer bem mais cedo que o previsto. Ótima notícia para hotéis e companhias aéreas, que dependem das agendas corporativas.
São Paulo planeja cerca de 50 eventos-teste para o segundo semestre de 2021. Com normas sanitárias rígidas, exigência de vacinação e testagem dos participantes, além de acompanhamento pós-evento, o estado dá um novo passo para o restabelecimento do setor.
Santa Catarina também tem cinco eventos-teste programados para breve e, no que depender das iniciativas da Associação Blumenauense de Turismo, Cultura e Eventos (Ablutec) - e outras entidades parceiras - também está preparada. Atividades comemorativas no calendário oficial de Blumenau estão confirmadas para março de 2022, como a realização do Festival Brasileiro da Cerveja, em paralelo com a Feira Nacional e o Concurso Brasileiro de Cervejas - além do inédito Congresso Internacional da Cerveja.
A última edição do Festival, maior do setor no país, ocorreu em 2020, pouco antes do início do isolamento social. Marcada inicialmente para março de 2021, o avanço da contaminação adiou a realização para o próximo ano. Com o mercado de entretenimento estagnado, a Ablutec, precisou ser eficiente na elaboração de estratégias que mantivessem a categoria esperançosa e com receita para chegar até o cenário pós-pandêmico.
Para isso, se inspirou nos melhores exemplos de cidades, estados e países. Aliou criatividade e tecnologia e, seguindo dezenas de decretos e protocolos de isolamento social, realizou e apoiou ações digitais e híbridas do trade. Agora, segue estruturada para o retorno consciente dos eventos, dentro das normas de segurança sanitária estabelecidas. A cada dose aplicada, toda a cadeia produtiva de turismo e eventos recebe uma injeção de ânimo para a retomada econômica.
Por Develon da Rocha, presidente da Associação Blumenauense de Turismo, Cultura e Eventos (Ablutec)
Deixe seu comentário