Em artigo, Moacir Loth observa que, ao mudar as datas de seu vestibular, a UFSC preferiu arcar com prejuízos materiais a descartar o Enem.
A UFSC e o ENEM
Moacir Loth
Diante do vazamento de provas, o Ministério da Educação, no uso das suas prerrogativas, foi ágil e remarcou para os dias 5 e 6 de dezembro a realização do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). A coincidência com as datas do Vestibular da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) provocou muita dor de cabeça na Universidade e na população. Felizmente a Administração e os organizadores do concurso mantiveram a calma e rapidamente ofereceram alternativas. A proposta de passar as provas para os dias 19, 20 e 21 de dezembro, respeitando as regras estabelecidas no edital do Concurso 2010, contempla e fortalece o próprio ENEM, possibilitando aos candidatos computar 20% da nota no resultado do vestibular. Dois terços dos que já pediram inscrição optaram pelo benefício.
A UFSC, no uso da sua autonomia, poderia ter simplesmente lavado as mãos e, como faria Pilatos, descartado olimpicamente o ENEM. Mas preferiu arcar com prejuízos materiais, multiplicar sacrifícios e assumir maiores responsabilidades e novos desafios. Não foi uma solução fácil. Ousar dói. A UFSC, às vésperas de comemorar 50 anos, jamais mudou as datas publicizadas no edital do concurso. O vazamento criminoso conseguiu, portanto, uma façanha inatingida nem pelas greves nem pelos desastres naturais.
A proposta, que poderá ser referendada no dia 13 de outubro pelo Conselho Universitário, dá sentido e coerência à política de inclusão adotada pela Instituição, e que passa pelas ações afirmativas (escolas públicas, negros e índios), pela interiorização com a instalação dos campi de Araranguá, Curitibanos e Joinville e a ampliação de vagas e criação de novos cursos.
A Reitoria da UFSC, respaldada pela Comissão Permanente do Vestibular (Coperve) e pela Procuradoria Geral da República, trabalha com a filosofia de preservar os justos interesses da comunidade. Ampliar o prazo de inscrições, em função das novas datas, por exemplo, poderá reforçar a divulgação e abrir novas chances e oportunidades.
Deixe seu comentário