Expectativa de gasto médio para o Dia das Mães tem aumento de 13% em relação a 2023, mostra pesquisa Fecomércio

A pesquisa elaborada pela Fecomércio SC indica otimismo entre os consumidores catarinenses para o Dia das Mães de 2024. A expectativa de gasto médio cresceu 13% frente ao ano anterior e está estimada em R$ 239.
Este é o quarto avanço consecutivo e, em termos nominais, é a maior intenção de gastos para o Dia das Mães da série de sondagens realizada pela Federação. Confira alguns dados da pesquisa:
Local de compra
A pesquisa constatou que o comércio de rua permanece sendo a opção preferida da maioria dos catarinenses para realizar as compras para a data (49,6%).
A segunda opção foi os Shoppings Centers (22%), seguido das compras pela internet (17,7%).
Momento de compra
A maioria dos consumidores (50,1%) indicou que suas compras devem ficar concentradas na semana da data comemorativa, enquanto 17,4% planejam realizar as compras na véspera do evento.
Meio de pagamento
O pagamento das compras será predominantemente à vista (86,7%), com destaque para a elevação do pagamento em PIX, que alcançou 21,2%. O tipo de pagamento mais citado pelos entrevistados passou a ser à vista, no cartão de débito (28%), seguido do pagamento à vista, em dinheiro (22,6%). Já os que vão parcelar as compras, preferem usar o cartão de crédito (10,8%). Além disso, 77% dos consumidores irão realizar pesquisa de preço.
Decisão de compra
Os consumidores devem prezar pelo preço (27,3%), a qualidade do produto (22,3%) e atendimento (20,9%) na hora de decidir o local da compra, a qual será majoritariamente em artigo de vestuário (30,5%), perfumes/cosméticos (23,1%) e calçados/bolsas (15,1%). Além disso, há outras oportunidades para o comércio, devido ao percentual de entrevistados que estão indecisos em relação ao presente que comprarão (5,3%); se levarão ou não a mãe para algum passeio (4,1%).
Impacto nos Serviços
Além de movimentar o comércio tradicional, o Dia das Mães também traz impactos para o setor de serviços e turismo. Isso porque 52,6% dos consumidores informaram que levarão a mãe em algum passeio, aumento de 6,5 p.p. em relação ao ano anterior, enquanto 41,5% não a levarão em lugar algum. Entre os que pretendem fazer alguma programação especial, predomina almoçar/jantar na casa de algum familiar (28,8%), seguido de almoçar/jantar em um restaurante (21,2%). Os indecisos representam 4,1% dos entrevistados. Ou seja, ainda não decidiram se levarão as mães para algum passeio especial na data.
Amostra da pesquisa

Foram 2.100 pessoas entrevistadas, no período entre os dias 01 e 15 de abril de 2024. Foram escolhidos sete municípios de Santa Catarina que melhor representam o Estado: Blumenau, Chapecó, Criciúma, Florianópolis, Itajaí, Joinville e Lages.


Sobre a RCN Imprensa

A página da Rede Catarinense de Notícias, elaborada pela Agência Adjori de Jornalismo, é o conteúdo impresso mais visto de Santa Catarina. A página circula semanalmente em mais de 40 jornais de todas as regiões do Estado. A tiragem somada dos participantes supera 130 mil exemplares.

A publicação iniciou em 2002 e segue de forma ininterrupta até hoje. Já são mais de 600 edições contando os principais fatos de Santa Catarina.