O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Mauro De Nadal (MDB), considerou positiva a 1ª edição do Programa

Durante os dias 8 e 9 deste mês, os deputados estaduais realizaram reuniões de comissões e sessões ordinárias em Blumenau, dando início ao programa Alesc Itinerante, idealizado para comemorar os 190 anos do Parlamento catarinense.
Além de abrir espaço para as entidades regionais, o Programa também priorizou a aprovação de projetos de interesse do Vale do Itajaí. Ao todo, foram votadas e aprovadas 57 matérias, entre projetos de lei, propostas de emenda à Constituição, moções, entre outras.
Aproximação
A aproximação do Legislativo com a comunidade catarinense é uma proposta defendida pelo presidente da Alesc, deputado Mauro De Nadal (MDB), que detalhou, para a RCN, os fundamentos do programa.
“A agenda da Assembleia Legislativa é bastante dinâmica, por se tratar de um Poder com capilaridade estadualizada pela representação de seus integrantes, 40 parlamentares, deputadas e deputados que representam as mais diversas regiões de Santa Catarina.
Nesse sentido eu lembro que cada um participa de comissões técnicas da Casa, de fóruns e frentes parlamentares, que têm suas próprias agendas, inclusive com reuniões e audiências públicas que muitas vezes são realizadas fora das dependências do Palácio Barriga Verde, a sede da Alesc. E os deputados também são agentes públicos com intensa participação em eventos, o que traduz o sentido do Poder Legislativo, que é participativo e com intensa aproximação com os catarinenses.
O que o projeto Alesc Itinerante propõe, agora, é que o cidadão possa, em sua macrorregião, acompanhar fisicamente as atividades permanentes da Assembleia. Pode ir ao lugar, à cidade para onde o Poder Legislativo se transfere, para assistir reuniões de comissões permanentes e sessões legislativas. Ter contato físico com os deputados. Em reuniões nas quais os deputados representantes daquela macrorregião escolhem entidades que terão espaço, durante as sessões, para se manifestarem, sobre assuntos e problemas pertinentes à atualidade. Ou seja, queremos intensificar vínculos com as comunidades”.
Avaliação
“Nossa avaliação é positiva, pois, conversando com os representantes das entidades, percebemos a alegria deles de ter a oportunidade de conversar com os parlamentares e, principalmente, de poder se manifestar na tribuna do Parlamento”, afirmou De Nadal. “Isso nos dá a segurança de que estamos no caminho certo.”
Para o presidente, a presença da Alesc em Blumenau cumpriu o objetivo de comemorar os 190 anos do Legislativo estadual e o de aproximar os catarinenses do Parlamento.
“Somos os representantes do povo e quando nos aproximamos das pessoas e elas de nós, temos a certeza de que as ações que serão desenvolvidas daqui para frente estarão embasadas naquilo que é a vontade do cidadão catarinense”, ressaltou o presidente da Alesc.
Próximas edições
O Alesc Itinerante terá, até o fim do ano, mais quatro edições. A próxima está programada para os dias 4 e 5 de junho em Joinville. Na sequência, o programa estará em Criciúma (julho), Lages (outubro) e Chapecó (novembro).
Colaborou Felipe Alípio do Jornal Destaque Regional.


Sobre a RCN Imprensa

A página da Rede Catarinense de Notícias, elaborada pela Agência Adjori de Jornalismo, é o conteúdo impresso mais visto de Santa Catarina. A página circula semanalmente em mais de 40 jornais de todas as regiões do Estado. A tiragem somada dos participantes supera 130 mil exemplares.

A publicação iniciou em 2002 e segue de forma ininterrupta até hoje. Já são mais de 600 edições contando os principais fatos de Santa Catarina.