-
Mais de 47% dos eleitores de Santa Catarina se declara de Direita (Fotos: Roberto Zacarias/SECOM)
Posicionamento politico do candidato também é importante para a decisão de voto da grande maioria dos eleitores de SC
A nova rodada de Pesquisa Eleitoral para 2026, realizada pela Futura Inteligência, empresa de pesquisa da Apex Partners, junto a eleitores de Santa Catarina, mediu a intenção de voto para o Governo do Estado, para o Senado e para a Presidência da República.
Os pesquisadores avaliaram, também, o perfil do eleitorado do Estado, com questões sobre preferência no campo ideológico e polarização política.
Preferência ideológica
Quando questionados sobre a preferência ideológica, 47,6% se declaram de Direita, 4,7% de Centro e 12,1% de Esquerda. 32,2% afirmam não ter preferência ideológica. Desde o primeiro levantamento, em abril deste ano, a preferência pelo viés ideológico de esquerda subiu de 9,2% para os atuais 12,1%. Mesmo dentro da margem de erro (3,4pp) aponta para uma elevação consistente.
Posicionamento político do candidato
Para a esmagadora maioria do eleitorado catarinense, o posicionamento politico do candidato é importante na decisão do voto. Esse entendimento se mantém desde a primeira sondagem feita pela Futura Inteligência, em abril de 2025.
-
Pesquisa ouviu 844 eleitores de SC (Fotos: Reprodução)
Preferência pela Esquerda registra ligeiro aumento
-
Preferência pela Esquerda registra avanço (Fotos: Reprodução)
Catarinenses preferem quem declara seu posicionamento político Posicionamento se mantém estável (Fotos: Reprodução)
Polarização
A pesquisa sondou, ainda, como o eleitor catarinense enxerga a polarização política e de que lado ele se posiciona. 35.9% reconhecem que o país está dividido e 34,9% se posicionam a favor do ex-presidente Jair Bolsonaro. 15,5% se declaram estar do lado do presidente Lula. 8,5% não acham que o pais esteja dividido sob o ponto de vista ideológico.
-
Pesquisa entrevistou 844 eleitores de SC (Fotos: Reprodução)
Sobre a pesquisa
Foram realizadas 844 entrevistas em 143 cidades de Santa Catarina, com eleitores de 16 anos ou mais, no período de 14 a 19 de novembro de 2025, usando a técnica de abordagem de entrevista telefônica assistida por computador. A margem de erro é de 3,4 p.p e o Índice de Confiança é de 95%
-
Pesquisa entrevistou 844 eleitores de SC (Reprodução)
-
Posicionamento se mantém estável (Reprodução)
-
Pesquisa ouviu 844 eleitores de SC (Reprodução)
-
Preferência pela Esquerda registra avanço (Reprodução)
Deixe seu comentário