34ª edição do Parlamento Jovem encerra nesta quinta (27) com sessão plenária para deliberar projetos; Mauro De Nadal destacou a importância da participação

Deliberações Finais em Plenário

O Parlamento Jovem chega nesta quinta-feira (27) ao término de sua 34ª edição, com a realização de sua sessão plenária, a partir das 14 horas, quando representações de oito escolas catarinenses irão deliberar sobre os projetos de lei que os próprios estudantes elaboraram nos últimos meses.

As propostas foram ontem debatidas em reunião da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). Mesmo que algumas tenham recebido contribuições para melhorar a forma de apresentação, todas foram aprovadas após encaminhamentos dos relatores. O programa segue os moldes das deliberações normais do parlamento catarinense, embora em rito resumido, com análise técnica apenas na CCJ.

Presidente da Escola Aborda Carreira Política

O deputado Mauro de Nadal (MDB) participou da reunião, e contou que ele mesmo integra a CCJ da Alesc, e já presidiu a comissão em outras legislaturas. Falou sobre sua trajetória na vida pública e incentivou deputadas e deputados jovens a participarem da política, “mesmo que não pretendam se candidatar”.

Defendeu a unificação das eleições no país, falou sobre as experiências das bancadas regionais e do projeto Alesc Itinerante. Abriu espaço para perguntas, como a de uma das deputadas, que pediu “dicas” sobre como se tornar um político. “Precisa gostar da atividade, buscar conhecimento para evoluir e saber exercer a capacidade de articular, porque, na política, ninguém faz nada sozinho”, disse De Nadal.

O contato mereceu um agradecimento da professora Luciana Moraes, do Colégio Motivação, que acompanha a bancada de Correia Pinto. “Eu tenho convicção que esses jovens deputados voltarão para suas cidades com outra visão ao final dessa experiência. O Parlamento Jovem é uma vivência ímpar”.

Sessão com Vários Momentos

Nesta quinta, a sessão terá a mesma organização de uma plenária normal. No horário das breves comunicações, representantes das bancadas vão falar sobre suas escolas, muitos exibindo vídeos que os grupos produziram. No horário dos partidos políticos, outro representante de cada bancada deverá apresentar a região onde seu município se insere. Na ordem do dia, todos vão deliberar sobre os projetos apresentados durante essa edição do Parlamento Jovem. Depois, nas explicações pessoais, os participantes devem falar sobre suas experiências como deputadas e deputados jovens.

Projetos em Debate

Nesta quarta-feira, na CCJ, todos os projetos foram à debate após análise pelos relatores. A bancada do Estudantil João Silveira, de Palhoça, defendeu a criação de um cartão de pagamento destinado às unidades escolares, a fim de permitir agilidade e autonomia para pequenos gastos administrativos.

A Aliança Jovem, de Praia Grande, desenvolveu um projeto que pretende qualificar o processo de certificação para o desenvolvimento de atividades esportivas ligadas ao turismo de aventura.

Foi no município conhecido pela estrutura ligada ao balonismo que aconteceu, há poucos meses, uma tragédia com oito mortes, após a queda de um balão, até hoje sem conclusão definitiva sobre as causas do acidente. “Minha mãe foi quem sugeriu a ideia. Ela é uma das primeiras guias de turismo de aventura na cidade. A proposta é melhorar a segurança de operações e garantir certificação para quem cumpre normas técnicas”, explica Bernardo Guimarães.

Evasão escolar, esportes e orientação profissional
Os parlamentares jovens de Ituporanga apresentaram a proposta que institui o Programa Ciclo das Profissões, que abre oportunidades para estudantes conhecerem profissionais de várias áreas de atuação na sociedade, na fase de definição de escolhas de carreiras. A experiência que deu motivação ao projeto de lei já é prática na Escola Aleixo Dellagiustina. “Nosso projeto quer auxiliar o estudante a sair da escola sabendo o que pretende fazer no futuro. Identificando suas aptidões para ter um rumo, saber o que quer fazer”, explica Maitê Bezerra da Silva, do partido Jovens em Ação.

A bancada do Parlamento Jovem do Planalto Serrano apresentou o projeto que institui o Programa Educar para Salvar, que pretende atuar contra a evasão escolar. Já a bancada do Deveres e Conquistas, de Joinville, propõe um programa estadual voltado ao esporte, cultura e lazer no ambiente das escolas, para estimular práticas de modalidades como vôlei, basquete e futebol, e até mesmo o ensino do crochê, para que alunas possam ampliar o ganho das famílias.

A Frente Popular, de Fraiburgo, propôs a mudança da Lei 18.531, de 2022, para alterar a denominação e acrescentar objetivos à Semana do Resgate das Culturas Regionais. A Frente Mafrense apresentou como projeto de lei a criação do Dia Estadual de Descarte de Resíduos Eletrônicos. E a União da Juventude Popular, de São Miguel do Oeste, propõe a criação do Programa de Estágio em Psicologia Escolar no âmbito das unidades da rede estadual de ensino.

As Representações de Escolas Catarinenses

Parlamento Jovem do Planalto Serrano, do Colégio Motivação, de Correia Pinto
União da Juventude Popular, da Escola de Educação Básica (EEB) São Miguel, de São Miguel do Oeste
Aliança Jovem, da EEB Bulcão Viana, de Praia Grande
Partido Jovens em Ação, da EEB Aleixo Dellagiustina, de Ituporanga
Partido Parlamentarista Mafrense, do Colégio Mafrense, de Mafra
Partido Deveres e Conquistas, da EEB Presidente Médici, de Joinville
Partido Estudantil João Silveira, da EEB João Silveira, de Palhoça
Frente Popular das Periferias, da EEB São José, de Fraiburgo
Perguntas Frequentes

1) O que marca o término da 34ª edição do Parlamento Jovem?
A realização de sua sessão plenária, a partir das 14 horas desta quinta-feira (27), quando as propostas serão deliberadas.

2) O que a bancada de Praia Grande (Aliança Jovem) propôs?
Desenvolveu um projeto que pretende qualificar o processo de certificação para o desenvolvimento de atividades esportivas ligadas ao turismo de aventura.

3) Qual programa a bancada do Planalto Serrano (Correia Pinto) propôs?
Apresentou o projeto que institui o Programa Educar para Salvar, que pretende atuar contra a evasão escolar.

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