Prefeitos catarinenses adotam cidades gaúchas e reforçam ajuda ao Rio Grande do Sul
-
Eldorado do Sul foi uma das cidades afetadas pelas enchentes no Rio Grande do Sul e adotada pelo prefeito de Bombinhas (Fotos: Gustavo Mansur/Secom RS)
A iniciativa começou pelo prefeito Paulinho, de Bombinhas, que adotou Eldorado do Sul, e foi imediatamente seguida pelo prefeito João Rodrigues, de Chapecó, conforme apurou o Jornal Razão, de Tijucas
Em meio à tragédia no Rio Grande do Sul, Santa Catarina dá exemplo de solidariedade para todo o Brasil. Cidades catarinenses estão adotando irmãs gaúchas para auxiliar na reconstrução de terras arrasadas pela pior catástrofe natural da história do Sul do Brasil.
A iniciativa começou pelo prefeito Paulinho, de Bombinhas, que adotou Eldorado do Sul e foi imediatamente seguida pelo prefeito João Rodrigues, de Chapecó, que adotou Arroio do Meio. A ideia se espalhou e a deputada Paulinha (Podemos) convocou os demais municípios catarinenses na Assembleia Legislativa.
A iniciativa é altamente positiva, e visa auxiliar na recuperação dos estragos causados pela enchente histórica que atinge grande parte do Rio Grande do Sul.
Jaraguá do Sul escolheu a cidade de Roca Sales, no Vale do Taquari, com servidores, caminhões e maquinários já estão em deslocamento.
O processo de adoção tem amparo da lei, inclusive, com sustentação positiva de parte das Câmaras de Vereadores e do Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE).
Confira outras cidades que abraçaram a iniciativa
Pomerode: Cruzeiro do Sul
Blumenau: Estrela
Araquari: Marques de Souza
Timbó: Rolante
Joinville: Guaíba
Rancho Queimado: Gravataí
Apiúna: Guaíba
Cunhataí: Travesseiro
Santa Cecília: Arroio do Meio
Rio do Sul: Muçum
Indaial: Nova Santa Rita
Brusque: Eldorado do Sul e Esteio
Tubarão: Triunfo
Gaspar: Taquara, Três Coroas, Igrejinha
Cunha Porã: Agudo
Porto União: Igrejinha
Fonte: Jornal Razão, de Tijucas
Relatório da Defesa Civil do Rio Grande do Sul
Confira o relatório sobre as ações de resgate nas localidades atingidas, divulgado na manha desta quarta-feira, 15 de maio
- Municípios afetados: 446
- Pessoas em abrigos: : 76.580
- Desalojados: 538.245
- Afetados: 2.124.553
- Feridos: 806
- Desaparecidos:108
- Óbitos confirmados:149
- Óbitos em investigação*: 0
- Pessoas resgatadas: 76.588
- Animais resgatados: 11.427
- Efetivo: 27.651
- Viaturas: 4.405
- Aeronaves: 45
- Embarcações: 340
- *Está sendo apurado se as mortes têm relação com os eventos meteorológicos.
A Defesa Civil do Estado orienta as pessoas a verificarem se seus nomes constam na lista de desaparecidos. Se constar, a orientação é procurar a Delegacia de Polícia Civil mais próxima para verificação e regularização dos dados, com a retirada do nome da lista de desaparecidos.
Alertas
Para aumentar o nível de prevenção, as pessoas podem se cadastrar para receberem os alertas meteorológicos da Defesa Civil estadual. Para isso, é necessário enviar o CEP da localidade por SMS para o número 40199. Em seguida, uma confirmação é enviada, tornando o número disponível para receber as informações sempre que elas forem divulgadas.
Também é possível se cadastrar via aplicativo Whatsapp. Para ter acesso ao serviço, é necessário se registrar pelo telefone (61) 2034-4611 ou clicando aqui. Em seguida, é preciso interagir com o robô de atendimento enviando um simples "Oi". Após a primeira interação, o usuário pode compartilhar sua localização atual ou qualquer outra do seu interesse para, dessa forma, receber as mensagens que serão encaminhadas pela Defesa Civil estadual.
Deixe seu comentário