Aproximadamente 1000 militares estão reunidos no CentroSul em Florianópolis até esta sexta-feira
?Na noite desta quarta-feira (14), o Congresso Nacional de Oficiais Militares Estaduais – Coname, organizado pela Associação de Oficiais da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina – Acors, e pela Federação Nacional de Entidades de Oficiais Militares Estaduais – Feneme, foi aberto oficialmente com a participação de aproximadamente 1000 militares de 11 países, no CentroSul, em Florianópolis.
O Congresso reúne exposições, palestras e workshops em todas as salas do CentroSul e segue até esta sexta-feira (15), com ampla e diversificada programação. A abertura oficial contou com a presença da vice-governadora, Marilisa Boehm, o secretário de Estado de Planejamento, Edgar Usuy, que abriu a grade de palestras, o presidente da FCDL, Onildo Dalbosco, e todos os comandantes-gerais de todos os estados brasileiros e Distrito Federal.
Em seu pronunciamento, a vice-governadora de Santa Catarina, Marilisa Boehm, que já atuou na Segurança Pública, destacou a importância da integração entre as polícias civis, militares e Corpo de Bombeiros.
Para o comandante do Corpo de Bombeiros, Fabiano Bastos das Neves, o evento é importante para a integração e debate de assuntos de relevância nacional. “Esse evento reúne todos os comandantes-gerais dos corpos de bombeiros militares do Brasil. São 27 unidades, 26 estados, mais o Distrito Federal. Aqui nós vamos discutir assuntos de interesse comum de todas as corporações, falamos da lei de organização básica nacional, por exemplo, nesta quarta-feira e quinta voltaremos a tocar em assuntos que são de interesse comum de todas as nossas instituições”, destaca Neves.
Reunindo os gestores das Polícias Militares e Corpos Bombeiros Militares do Brasil, o Coname capacita os militares para atuação nas suas bases. “O objetivo dele é justamente tratar tecnicamente os assuntos que interessam às instituições de Polícia Militar e de Bombeiro Militar, e o segundo, e talvez o mais importante até, é de congraçamento, fazer com que oficiais de todo o Brasil, são mais de 600 oficiais de todo o Brasil e de diversos países, fazer esses oficiais se encontrarem, se conhecerem, fazer uma networking, conversar, trocar informações, levarem para os Estados, para os países, trazer coisas para cá e através das palestras-masters e das reuniões paralelas. Temos representantes de todo o Brasil, mais de 50 entidades, através disso, eles todos levarem essa mensagem, traziam essa mensagem deles, e ao final, todos saberem o que acontece no Brasil na área de segurança, e quem ganha com isso é a sociedade que vai ter uma polícia e um bombeiro cada vez melhor”, argumenta o presidente da Feneme, Coronel Marlon Jorge Teza.
Em um discurso emocionado, o presidente da Acors Coronel Sergio Luis Sell, abordou a importância de capacitar a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros e de proporcionar essa integração entre os representantes. O coronel finalizou destacando a riqueza de conteúdo presente e agradecendo a confiança de todos nesse evento organizado pela Acors e Feneme.
A programação segue nesta quinta e sexta-feira, tendo como palestrantes confirmados figuras de destaque como o General Comandante da Guarda Nacional Republicana de Portugal, o juiz de direito Rodrigo Victor Foureaux Soares e o filósofo Clóvis de Barros.?
Deixe seu comentário