-
. (Fotos: ASCOM)
A entrega oficial ocorreu no dia 9 de janeiro de 2026, durante a 1ª Expo Paraíso
A Queijaria Empório dos Queijos, atendida pela Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) do Sistema Faesc/Senar, conquistou um importante reconhecimento: o Selo Arte, certificação que autoriza a comercialização de produtos artesanais de origem animal em todo o território nacional. A entrega oficial ocorreu no dia 9 de janeiro de 2026, durante a 1ª Expo Paraíso.
Localizada no município de Paraíso, no Extremo Oeste catarinense, a agroindústria recebeu o Selo Arte para seis produtos: Queijo Colonial Tradicional; Queijo Colonial Temperado com Orégano, Salsa e Pimenta Calabresa; Queijo Colonial com Adição de Tomate Seco; Queijo Colonial ao Vinho; Queijo Colonial Temperado com Orégano e Alho; e Queijo Mussarela.
A história da Queijaria é marcada pela tradição e sucessão familiar. Em 2021, Marisa Furlan Tressoldi decidiu dar continuidade ao legado da mãe, Dometila, e passou a produzir queijos coloniais artesanais. Naquele período, a propriedade rural já contava com o acompanhamento da ATeG de Gado de Leite, com o atendimento do técnico Rafael Marcos Barbieri, que orientou a família em aspectos como manejo do rebanho, manejo de pastagens, qualidade do leite, melhorias produtivas e gerenciamento da propriedade.
Com o amadurecimento da atividade, surgiu a decisão de formalizar a produção. Um ano depois, começou o processo de construção e regularização da fábrica, concluído em maio de 2025, quando a agroindústria passou a contar com o Serviço de Inspeção Municipal (SIM).
Ainda em abril de 2025, buscando elevar a qualidade dos produtos e agregar valor à produção, Marisa passou a ser atendida pela ATeG de Agroindústria, com o acompanhamento da técnica da ATeG Larissa Da Fré. O trabalho envolveu orientações sobre legislação, melhorias estruturais, formulação e padronização dos produtos, rotulagem, gestão da agroindústria e estratégias de valorização da marca.
“Com o surgimento de novas demandas, fomos orientados pela técnica da ATeG a trabalhar para conquistar o Selo Arte e, assim, vender nossos queijos para todo o Brasil. Em dezembro de 2025 veio a tão sonhada conquista. A partir daí, conseguimos agregar valor aos produtos e conquistar novos mercados fora do município, levando a qualidade e o sabor dos nossos queijos para todo o país”, destaca Marisa.
Para a técnica Larissa Da Fré, o reconhecimento representa um avanço estratégico para a agroindústria. “O Selo Arte é uma certificação que reconhece produtos artesanais de origem animal e permite que eles sejam comercializados em todo o Brasil. Para a agroindústria Empório dos Queijos, a principal vantagem é a ampliação do mercado, além da valorização do produto, que ganha mais credibilidade, identidade e valor junto ao consumidor.”
A supervisora regional do Senar/SC, Grasiane Bitencourt Viêra, também realça a importância da conquista. “O Selo Arte simboliza o resultado de um trabalho contínuo de orientação técnica, gestão e qualificação da produção”.
O presidente do Sistema Faesc/Senar, José Zeferino Pedrozo, enfatiza que o Selo Arte fortalece a agroindústria familiar, amplia as oportunidades de geração de renda e evidencia como a ATeG contribui para transformar o potencial produtivo em negócios sustentáveis e competitivos. Ele parabenizou a empresa pela dedicação e pelo comprometimento com a excelência na produção de queijos e reforçou que a ATeG tem promovido mudanças significativas nas empresas rurais. Por fim, convidou quem ainda não participa da Assistência Técnica e Gerencial para que procure o Sindicato Rural de sua região.
Tags
- Agroindústria
- brasil
Deixe seu comentário