O trabalho integra o novo Trato pela Grande Florianópolis, que dá continuidade à estratégia de diálogo e orientação técnica para colaborar com a saúde pública e a conservação do ambiente

Com vistorias na Lagoa da Conceição, Joaquina, Campeche e Canasvieiras, entre outras praias do Leste, Sul e Norte da Ilha, a CASAN (Companhia Catarinense de Águas e Saneamento) está com novas equipes em campo para vistorias e orientações sobre a infraestrutura de esgoto.

O trabalho integra o novo Trato pela Grande Florianópolis, que dá continuidade à estratégia de diálogo e orientação técnica para colaborar com a saúde pública e a conservação do ambiente.

“Serão até dez mil vistorias, com foco no diálogo e no apoio técnico para que as inadequações identificadas sejam corrigidas. Imóveis com suas instalações hidrossanitárias e ligações com a rede de coleta da CASAN adequadas também continuarão sendo reconhecidos com um certificado, que valoriza o cuidado do morador com nossa cidade”, explica o engenheiro sanitarista da CASAN, Francisco Pimentel.

O trabalho do novo Trato será executado em Florianópolis, São José e Santo Amaro da Imperatriz. Neste período de verão o foco das ações está na Capital, para colaborar com a qualidade ambiental do município que recebe milhares de turistas. Mas as ações do Trato pela Grande Florianópolis serão também executadas em São José e em Santo Amaro da Imperatriz.

Mais de 350 visitas em imóveis já foram realizadas em janeiro para apresentar o trabalho aos moradores, preparar e agendar as vistorias. Além disso, 75 ações de inspeção foram executadas e 30 imóveis com seu sistema hidrossanitário e ligação adequada ao Sistema de Esgotamento Sanitário operado pela Companhia foram certificados. Neste novo programa mais de 20 bairros já estão recebendo as ações das equipes técnicas.

Em mais um programa Trato pelo Saneamento, a CASAN adota a metodologia consagrada em ações como o Trato pelo Capivari, Trato pela Lagoa e Trato pela Costa Norte, já executados em Florianópolis com fiscalização orientada e pedagógica. Ações semelhantes são também desenvolvidas em Criciúma e Chapecó.

O Programa Trato pela Grande Florianópolis também vai realizar ações de conscientização ambiental como o Projeto Trato na Trilha, Mostra de Cinema, Trato na Rua e murais de grafite que chamem atenção para o tema saneamento e a responsabilidade conjunta entre instituições e a sociedade para o cuidado com a água, o esgoto, o lixo e as redes de drenagem.

Siga-nos no Google notícias

Google News

Tags

  • Casan