O encontro, realizado na última sexta-feira (26), reuniu os presidentes e equipes dos Sindicatos Rurais de Campo Alegre, Itaiópolis, Papanduva, Rio Negrinho e São Bento do Su

 O Sistema Faesc/Senar promoveu, com o apoio da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Semae), reunião on-line para tratar do Projeto RetifiCAR – iniciativa estratégica voltada à regularização e atualização do Cadastro Ambiental Rural (CAR). O encontro, realizado na última sexta-feira (26), reuniu os presidentes e equipes dos Sindicatos Rurais de Campo Alegre, Itaiópolis, Papanduva, Rio Negrinho e São Bento do Sul.

Durante a reunião, foram apresentadas as diretrizes do RetifiCAR, o cronograma de atendimentos nos municípios, além de orientações sobre o papel dos Sindicatos Rurais na execução das atividades. O momento também oportunizou esclarecer dúvidas e conversar sobre as expectativas com as entidades envolvidas.

O encontro foi coordenado pela assessora jurídica sindical da Faesc, Andreia Barbieri Zanluchi, que destacou a relevância do diálogo com os Sindicatos Rurais. Segundo ela, “o RetifiCAR é um projeto piloto, em fase de formatação, e por isso cada sugestão é importante para garantir possíveis ajustes necessários e o bom andamento da iniciativa. O objetivo é apoiar os produtores na retificação dos Cadastros Ambientais Rurais, etapa fundamental para garantir a regularização ambiental das propriedades, conforme o Código Florestal Brasileiro”.

A assessora técnica da CNA, Jaine Cubas, ressaltou o engajamento de Santa Catarina desde os primeiros municípios do Norte que iniciaram o projeto. “É muito bacana porque o RetifiCAR começou no fim de junho e já contabiliza cerca de 500 atendimentos. Esse resultado só é possível graças à união entre iniciativa privada, CNA, Federação, Sindicatos Rurais e o órgão ambiental estadual, garantindo suporte efetivo aos produtores rurais.”

A consultora técnica da CNA, Patrícia Nara Bonetti Ribeiro, também reforçou a importância da articulação e destacou os expressivos resultados nos primeiros municípios que aderiram ao projeto em Santa Catarina. Ela destacou que atua como elo entre os Sindicatos, a empresa parceira e a Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Semae), garantindo que o processo avance de forma integrada.

Representando a Semae, o engenheiro Bruno Beilfuss destacou a importância dessa união de esforços para avaliar os cadastros ambientais. Segundo ele, é fundamental analisar o que foi declarado em 2015 e 2016, identificando possíveis faltas de informações e assegurando a conformidade com a legislação. “O RetifiCAR consiste exatamente nisso: revisar os cadastros, verificar o que está correto, o que precisa ser ajustado ou complementado, para que a Secretaria emita os pareceres, aprovando ou indicando observações e correções necessárias nesse processo”.

A reunião também contou com a participação de representantes da Haiduk Agronegócio Inteligente – empresa contratada para executar as retificações.

O presidente do Sistema Faesc/Senar, José Zeferino Pedrozo, manifestou satisfação com os resultados do programa, que passará a oferecer os atendimentos nos municípios de Papanduva, Itaiópolis, Rio Negrinho, São Bento do Sul e Campo Alegre. Ele destacou, ainda, a relevância da atuação dos Sindicatos Rurais, que têm atuado de forma incansável no apoio aos produtores. “Estamos satisfeitos com os avanços alcançados até o momento e seguiremos trabalhando para que Santa Catarina conquiste um desempenho exemplar nas retificações do CAR. Nossas expectativas são muito positivas, pois os produtores catarinenses são organizados, comprometidos e, sem dúvida, farão do Estado uma referência para todo o país.”

CADASTRO AMBIENTAL RURAL

O CAR é um registro eletrônico obrigatório para todos os imóveis rurais e auxilia na regularização ambiental das propriedades rurais, bem como na coleta de informações de áreas de proteção permanente (APP), reservas legais, florestas e vegetação nativa que ainda existem na propriedade, entre outros dados.

 

Leia mais:

O produtor rural e a PM Ambiental, por José Zeferino Pedrozo

Sistema FAESC/SENAR promove cerca de 500 cursos gratuitos em outubro

 

Tags

  • RS