Além de um novo prédio, de 9 mil metros quadrados e orçado em R$ 64 milhões, complexo educacional das instituições receberá melhorias em todos os ambientes

Com o lançamento da pedra fundamental de um novo prédio, de 9 mil metros quadrados e orçado em R$ 64 milhões, foi dado início à ampliação e modernização do complexo educacional do SESI e do SENAI em Rio do Sul. A solenidade foi realizada na terça (24/9), com a presença do presidente da Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC), Mario Cezar de Aguiar, do vice-presidente para o Alto Vale, André Armin Odebrecht, presidentes de sindicatos industriais, além de empresários, representantes do poder público, de universidades e de entidades civis.

Com o investimento, todas as atividades educacionais e de gestão de saúde das duas entidades no município serão concentradas na área em que atualmente funciona o SESI. O SENAI, que está completando meio século de atividades na região, será transferido para o novo prédio, que terá maior proteção contra enchentes do que a atual sede, no bairro Barragem. O complexo do SESI e do SENAI está próximo da BR 470 e do eixo industrial Rio do Sul/Presidente Getúlio/Ibirama/Lontras.

Aguiar salientou que, além do novo prédio, os investimentos contemplam a modernização dos demais ambientes já existentes. “Vamos ter um complexo moderno, para atender todas as etapas: da educação infantil à educação profissional”, explicou.

O diretor de Educação, Saúde e Tecnologia da FIESC, Fabrízio Pereira, destacou que a integração das atividades beneficia os estudantes. “Este será o único ambiente no estado com formação técnica e ensino médio no mesmo prédio, facilitando a jornada dos estudantes. A proposta é que o SESI e SENAI continuem sendo destaques na formação educacional e profissional no Alto Vale”, comentou.

“Este é um marco para o Alto Vale. As indústrias daqui são fortes, com produtos de qualidade e vamos ter uma escola de qualidade mundial para atender as empresas. O SENAI se propôs estar na vanguarda com uma educação de alta capacidade, aliada à tecnologia, pois daqui pra frente as necessidades serão maiores”, disse o vice-presidente da FIESC para o Alto Vale, André Armin Odebrecht.

“Teremos uma das unidades mais modernas do SESI e do SENAI. Agradecemos muito pelo investimento da FIESC. Com certeza o retorno virá com a formação de profissionais qualificados para atender nossas indústrias, gerando riquezas para o estado e o para o país”, falou José Thomé, prefeito de Rio do Sul.