A iniciativa foi promovida pelo Sindicato Rural de Joaçaba, com apoio do Sistema Faesc/Senar

A “Reforma Tributária” e a “Legislação Ambiental na prática” foram temas das palestras realizadas na última terça-feira (10), no Parque de Exposições Dr. Nelson Pedrini, em Joaçaba. A iniciativa foi promovida pelo Sindicato Rural de Joaçaba, com apoio do Sistema Faesc/Senar.

O vice-presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc) e presidente do Sindicato Rural de Joaçaba, Clemerson Argenton Pedrozo, destacou que o evento foi um sucesso. Segundo ele, o encontro levou informações importantes aos produtores rurais sobre as mudanças que a Reforma Tributária trará para o agronegócio. “Trouxemos informações sobre os desafios e as oportunidades desse novo modelo que impactará significativamente o agronegócio”.

Clemerson Pedrozo ressaltou que os desafios ao produtor rural incluem a correta emissão de documentos fiscais, a adequação dos sistemas de controle, o planejamento tributário para identificar o modelo mais vantajoso e a busca de orientação junto a entidades de classe e profissionais da contabilidade. “A Reforma Tributária já é uma realidade e modifica a forma de contribuição dos produtores rurais. Embora, neste primeiro momento, as mudanças sejam pontuais, é fundamental que os produtores estejam atentos às novas obrigações e orientações”.

O dirigente também realçou a importância da participação da Polícia Militar Ambiental no evento. “Tivemos aqui a honra de receber o alto Comando da Polícia Militar Ambiental de Santa Catarina que tratou das questões ambientais dentro das propriedades rurais, além de temas como Patrulha Rural, segurança no campo e programas desenvolvidos junto a crianças, jovens e famílias rurais. Esse contato mais próximo proporciona que a corporação entenda cada vez mais a grandeza e a complexidade do setor produtivo rural, as dificuldades enfrentadas pelos produtores rurais, possibilitando que, de forma conjunta, possamos desenvolver soluções adequadas à realidade dos que vivem e produzem no campo, resultando em ganhos para toda a sociedade.”

O comandante da Polícia Militar Ambiental, coronel Fabrício Berto da Silveira, enfatizou a importância da participação da corporação em eventos voltados ao setor produtivo. “Estamos buscando uma relação de proximidade com o setor produtivo, de modo especial para que a Polícia Militar Ambiental não seja reconhecida apenas pelo viés da fiscalização, mas também compreendida como órgão de gestão e vetor da sustentabilidade ambiental”, explicou.

Segundo ele, o objetivo é promover equilíbrio na atividade. “Nosso objetivo é promover o equilíbrio na atividade do setor produtivo e no uso racional dos recursos naturais. Para isso, nada melhor do que estarmos presentes para esclarecer as dúvidas que o produtor rural tem em relação à Legislação Ambiental. Temos certeza de que essa parceria será exitosa e trará benefícios para o cidadão catarinense, para as futuras gerações e para a preservação do meio ambiente”, acrescentou.

A contadora Schaiane Zanini, da Agro Contábil Ouro, abordou os impactos da Reforma Tributária para os produtores rurais. De acordo com ela, o tema apresenta desafios, mas também oportunidades para o setor. “Discutimos questões relacionadas às notas fiscais, tributação, diferimento de impostos, formação de preços e competitividade. Foi uma noite muito produtiva para levar informações ao produtor rural, que precisa desse acompanhamento para se preparar para as mudanças”.

O supervisor regional do Senar no Meio Oeste, Jeam Carlos Palavro, avaliou positivamente o evento e destacou que o público presente teve a oportunidade de esclarecer dúvidas sobre a Reforma Tributária e entender melhor as mudanças que impactam diretamente na gestão dos negócios rurais. “Tivemos relatos muito positivos dos produtores sobre esse encontro”.

Siga-nos no Google notícias

Google News

Tags

  • Agro
  • agronegócio
  • Faesc
  • impostos
  • palestra
  • produtores rurais
  • Reforma Tributária